A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p01-15Mots-clés :
Alfabetização cartográfica; Geotecnologias; Geografia.Résumé
O objetivo do trabalho é demonstrar a importância da orientação e localização cartográfica, enfatizando a necessidade do conteúdo ser trabalhado nas séries iniciais da educação básica. Foram desenvolvidas atividades práticas em relação a temática geográfica no Ensino Fundamental II na Escola Estadual Altair Severiano Nunes, que está localizada na Zona Centro Sul da Cidade de Manaus (AM). Utilizou-se mapas projetados por Datashow, redes geográficas construídas no piso, bússola e GPS para tornar a aula mais dinâmica. As geotecnologias foram enfatizadas e demonstradas fazendo relação com o cotidiano do aluno, contribuindo de forma a instigar os educandos a olharem a Geografia de forma contemporânea, esquecendo o modelo tradicional e enfadonho. As atividades foram importantes, pois como a maneira de ensinar o conteúdo é uma prática inovadora, todos quiseram fazer parte do desenvolvimento das atividades elaboradas, ocorrendo uma participação de livre espontânea vontade pelos alunos que conseguiram progredir na aprendizagem do conteúdo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.