COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONANDO NO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBSOA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA (TO)
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v2n3p70-82Mots-clés :
Estágio Supervisionado, Ensino de Geografia, Recursos DidáticosRésumé
Esse texto traz as experiências vivenciadas a partir da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. O estágio ocorreu no Colégio Estadual Rui Barbosa, O Estágio Supervisionado é de significativa importância na formação de professores, pois permite ao estudante o contato com sua futura área de atuação. No decorrer do estágio teve-se a preocupação em ministrar aulas criativas e dialogadas nas quais os alunos puderam expressar suas opiniões e participar de forma ativa da aula. Para tanto, utilizou-se recursos didáticos e audiovisuais explorados de forma diferente de acordo com as necessidades de cada turma. Objetivando um ensino/aprendizagem interativo foram utilizadas diferentes metodologias, tais como: revistas, visitas a biblioteca da escola com objetivo de incentivar a leitura, vídeos, letras musicais, livro didático, mapas, globo, maquetes, textos complementares e imagens dentre outros.
Références
CALLAI, Helena Copeti. A geografia é ensinada nas séries iniciais? Ou: aprende-se geografia nas séries iniciais. In:______O Ensino deGeografia e sua composições curriculares. Org. TONINI, Ivaneide Maria. GOLART, Ligia Beatriz et al.Porto Alegre: UFRGS, 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construçãode Conhecimentos. 14ª ed. Campinas-SP: Papirus, 1998.
DAMIANI, Amélia Luíza. A Geografia e a Construção da Cidadania. In._____.CARLOS, Ana Fani Alessandre et al. A Geografia na Sala de Aula.8° ed. São Paulo: Contexto, 2009.
PUNTEL, Geovane Aparecida. Os mistérios de ensinar e aprender geografia. In:_______REGO, Nelson. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. KAERCHER, Nestor André.Geografia Pratica Pedagógicas Para o Ensino Médio.Porto Alegre: Artmed, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.