LEVANTAMENTO E QUANTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DAS NASCENTES DE ARAGUAÍNA A PARTIR DE DADOS DE RADAR INTERFEROMÉTRICO
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v3n4p35-47Mots-clés :
Geoprocessamento, Área de Preservação Permanente, Legislação AmbientalRésumé
Trata-se de um projeto de delimitação e quantificação das Áreas de Preservação Permanentes no interior da Área de Proteção Ambiental das Nascentes de Araguaína - APANA. Em vista a grande extensão territorial da APANA, o Monitoramento e Gestão Ambiental necessitam do uso de ferramentas de análises espaciais remotas, como o Sensoriamento Remoto e o Geoprocessamento. Instrumentos esses que espacializam as informações, processam os dados georreferenciados, cruzando informações e apresentado produtos finais para tomada de decisões. Nesse sentido, propõem-se um levantamento Cartográfico e a criação de um Banco de Dados Geográficos detalhados e precisos dos limites das Áreas de Preservação Permanentes e Cursos Hídricos. Os quais, dentre outros usos, poderão subsidiar as Análises Sistêmicas e integradas entre os tipos de usos do solo no interior das Áreas de Preservação Permanentes e a legislação vigente.
Références
DRUCK, S.; CARVALHO, M.S.; Câmara, G.; Monteiro, A.V.M. (eds). Análise Espacial de Dados Geográficos. Brasília, EMBRAPA, 2004.
FILHO, B.S. S. Interpretação de Imagens da Terra. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2000. (Apostila do Curso de Especialização em Geoprocessamento). Disponível em:< http://www.csr.ufmg.br > Acesso em: 10 de março. 2014.
Guimarães, D. P.; Landau, E. C.; Costa, T. C. e C. da. Relevo digital dos municípios brasileiros(Boletim de Pesquisa). Embrapa Milho e Sorgo. Sete Lagoas-MG. 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.