APRENDIZAGEM PAUTADA NA AFETIVIDADE

E a Geografia onde entra nesta discussão?

Auteurs-es

  • Vanessa Manfio Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p104-121

Mots-clés :

Ensino-aprendizagem, Afetividade, Geografia escolar

Résumé

A afetividade é essencial no ensino-aprendizagem. O aluno se desenvolve participando de um jogo de relações mútuas entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-conteúdo. E no bojo destas relações deve existir a empatia, a tolerância, o respeito e a atenção ao outro, como um sinônimo de motivação e de interesse em superar as várias lacunas da educação. E a Geografia na sua crise contemporânea necessita fazer parte do circuito de afetividade, supor o ensino pautado nas relações sociais que são infinitas e se inserem no espaço. Para isto, este artigo propôs discutir sobre o ensino, afetividade e a geografia escolar, buscando reconhecer qual a importância da afetividade para a aprendizagem. Para vencer este objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, conduzida por uma rica revisão de literatura que permitisse alcançar a preposição da abordagem e contribuir com os pensamentos e análise sobre a educação, especialmente o aprender a Geografia em sala de aula.

Biographie de l'auteur-e

Vanessa Manfio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Possui Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Geografia, também pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS com estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Além disso, trabalhou como tutora no curso de Geografia Licenciatura à Distância da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância - REGESD/ Universidade Federal de Santa Maria, exerceu o magistério na rede estadual entre 2011 e 2014 e professora Substituta de Geografia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Ibirubá - RS. Atualmente, membro do Grupo de pesquisas Núcleo de Estudos Agrários (NEAG) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso, da Rede Municipal de Nova Palma-RS. Área de Pesquisa: Geografia Humana, ênfase em estudos: urbanos, agrários, culturais, econômicos, metodologia da pesquisa geográfica e ensino de geografia.

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Publié-e

2021-02-02

Comment citer

MANFIO, Vanessa. APRENDIZAGEM PAUTADA NA AFETIVIDADE: E a Geografia onde entra nesta discussão?. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 104–121, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n20p104-121. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/9303. Acesso em: 23 nov. 2024.