CONTRIBUTO CONCEITUAL E PRÁTICO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA AS PROPOSTAS CURRICULARES DE GEOGRAFIA
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p01-22Mots-clés :
Extensão Universitária, Currículo, GeografiaRésumé
Este trabalho analisa algumas das concepções da Extensão Universitária no Brasil, na tentativa de compreender a extensão praticada nas universidades públicas brasileiras. No período mais recente, o Estado tem orientado grande parte de suas políticas para a inclusão social, conclamando os diversos atores para a co-responsabilidade no enfrentamento das questões sociais. Nesse sentido, as universidades públicas recebem novas funções de co-responsabilização para com as questões sociais, funções estas atribuídas especialmente aos programas de Extensão Universitária, nas diversas áreas do conhecimento. Assim, discute-se a Extensão universitária na perspectiva das propostas curriculares dos Cursos de Geografia. O objeto de análise escolhido trata-se do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins. Para o desenvolvimento desta análise apropriou-se de abordagem metodológica teórica e estratégia de pesquisa documental, a Política Nacional de Extensão (2018), o Plano de Desenvolvimento institucional PDI/UFT (2016-2020) e o Projeto Político de Geografia – PPC de (2009) e de (2019). Constatou-se a partir dessa análise que a extensão da Geografia da UFT, apresenta particularidades e generalidades com relação à relação ensino, pesquisa e extensão, trazendo a necessidade de adequações institucionais e de curso.
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