ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

Auteurs-es

  • Thiago Felix de Lima Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Pedro Wallas Soares de Araújo Felix Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Joyce Ferreira Gomes Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p26-41

Mots-clés :

Estágio, Ensino de Geografia, Práticas

Résumé

O estágio supervisionado é extrema importância para a formação profissional. No curso de Geografia, ele aparece como um dos maiores desafios. A vista disso, buscou - se desenvolver esse trabalho, o qual resulta das ações desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura plena em Geografia pela Universidade Regional do Cariri- URCA. As atividades do estágio foram realizadas no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante que se localiza na cidade de Crato – Ceará. O trabalho relata a experiência obtida, por meio da regência em sala de aula com os alunos do 8° e 9º ano do Ensino Fundamental II. O estágio apresenta como um dos seus principais objetivos o rompimento dos muros da universidade.  Na realização deste trabalho foram utilizados os dados da nossa atuação em sala de aula,  apoiada por pesquisas bibliográficas de trabalhos como livros e artigos de autores que trabalham com a temática . Durante as aulas foi possível aprimorar as metodologias de ensino, avançar na comunicação com alunos e praticar os conhecimentos obtidos na universidade. Nesse sentido, evidenciamos a necessidade em trabalhar  o ensino através dos conhecimentos pedagógicos e do contexto social dos alunos. O estágio supervisionado nos proporcionou uma experiência única, nesse período de atuação aprendemos a adaptar as metododologias existentes a realidade escolar dessa forma percebeu - se uma maior interação entre docente e discente.

Bibliographies de l'auteur-e

Thiago Felix de Lima, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor de Geografia, Licenciado pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Durante a graduação foi bolsista do Programa de Extensão Universitária promovido pela Pró ? Reitoria de Extensão ( PROEX -URCA/ 2016-2019), vinculado ao Laboratório de Análise Geoambiental-LAGEO, desenvolveu pesquisas nas linhas de Climatologia Geográfica, Clima Urbano e Bacias Hidrográficas. Possui experiência na área de Geografia Física. Atualmente é professor de Geografia na instituição de ensino da rede particular Centro Educacional e de Cultura e Arte Artística Senhora SantAna do município de Santana do Cariri- CE. Tem interesse de atuação nas temáticas sobre Climatologia Geográfica, Clima Urbano, Hidrografia, Ensino de Geografia.

Pedro Wallas Soares de Araújo Felix, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Licenciatura plena de Geografia na Universidade Regional do Cariri - URCA (2019). Monitor da disciplina de Pesquisa Geográfica com Temas Socioeconômicos,Culturais e Educacionais de Fevereiro a Dezembro de 2018. Estagiário no Laboratório de Geoprocessamento - LABGEO de Fevereiro de 2018 a Dezembro de 2019. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia na linha de pesquisa Educação Geográfica na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Joyce Ferreira Gomes, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professora de Geografia da Rede Estadual do Ceará-CREDE 16; Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-URCA/ 2018-2019). Desenvolveu pesquisas nas linhas de Climatologia Geográfica, Clima Urbano, Sensoriamento Remoto, Geomorfologia, Ensino de Geografia e Bacias Hidrográficas no Laboratório de Análise Geoambiental-LAGEO, Possui experiência na área de Geografia Física e atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em Geomorfologia e Pedologia (GEOPED). Tem interesse nas temáticas sobre Climatologia Geográfica, Clima Urbano, Geografia Instrumental, Geomorfologia e Ensino de Geografia.

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Publié-e

2020-09-28

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LIMA, Thiago Felix de; FELIX, Pedro Wallas Soares de Araújo; GOMES, Joyce Ferreira. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 26–41, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p26-41. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/uft.2317-9430.v9n19p26. Acesso em: 16 nov. 2024.