ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p26-41Mots-clés :
Estágio, Ensino de Geografia, PráticasRésumé
O estágio supervisionado é extrema importância para a formação profissional. No curso de Geografia, ele aparece como um dos maiores desafios. A vista disso, buscou - se desenvolver esse trabalho, o qual resulta das ações desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura plena em Geografia pela Universidade Regional do Cariri- URCA. As atividades do estágio foram realizadas no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante que se localiza na cidade de Crato – Ceará. O trabalho relata a experiência obtida, por meio da regência em sala de aula com os alunos do 8° e 9º ano do Ensino Fundamental II. O estágio apresenta como um dos seus principais objetivos o rompimento dos muros da universidade. Na realização deste trabalho foram utilizados os dados da nossa atuação em sala de aula, apoiada por pesquisas bibliográficas de trabalhos como livros e artigos de autores que trabalham com a temática . Durante as aulas foi possível aprimorar as metodologias de ensino, avançar na comunicação com alunos e praticar os conhecimentos obtidos na universidade. Nesse sentido, evidenciamos a necessidade em trabalhar o ensino através dos conhecimentos pedagógicos e do contexto social dos alunos. O estágio supervisionado nos proporcionou uma experiência única, nesse período de atuação aprendemos a adaptar as metododologias existentes a realidade escolar dessa forma percebeu - se uma maior interação entre docente e discente.
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