FEIRA AGROECOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Uma contribuição para divulgação e participação dos produtores rurais e urbanos da região metropolitana de Belo Horizonte no sistema participativo de garantia
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11n23p203-214Palavras-chave:
certificação, agricultores, familiares, agroecologiaResumo
O presente artigo relata como a Feira Agroecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atua no processo do Sistema Participativo de Garantia (SPG) para os produtores rurais e urbanos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo geral deste artigo foi de verificar se a Feira Agroecológica da UFMG está sendo uma ferramenta essencial na divulgação do SPG entre os produtores rurais e urbanos da RMBH. E os objetivos específicos de conhecer a história de envolvimento da Feira Agroecológica da UFMG com os produtores agroecológicos rurais e urbanos da RMBH e examinar os aspectos legais do SPG. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental sobre agroecologia, feira Agroecológica e SPG, com foco nos conceitos, experiências vividas e por meio de documentos oficiais, e resultados de pesquisas realizadas sobre o diagnóstico da adesão a um sistema de certificação agroecológica pelos produtores da Feira da UFMG. Constatou-se que, a Feira Agroecológica da UFMG atuou em 2019, como uma facilitadora no processo do SPG, exigindo apenas a declaração do produtor como compromisso para efetivação da sua inscrição na referida Feira, ao aceitar a participação de produtores ainda não agroecológicos no edital de seleção, na consolidação de oportunidades de transformação social, econômica e de desenvolvimento socioespacial e ambiental de agricultores familiares rurais e urbanos da RMBH.
Referências
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Requisitos gerais para organismos que operam sistemas de certificação de produtos. ABNT ISO/IEC GUIA 65/1997. Rio de Janeiro, 1997b, 9p.
BRASIL. Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007. Regulamenta a Lei no 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 dez.
BRASIL. Lei Federal nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 dez. 2003.
BRASIL. Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 19, de 28 de maio de 2009. Mecanismos de controle e informação da qualidade orgânica Seção 1, p. 16 - 26. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 mai. 2009.
IFOAM. Guidelines for the production, processing, labelling and marketing of organically produced foods. Roma, 1998.
LEFF, Enrique. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e desenvolvimento rural. Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar. 2002.
LEITE, R. M. Dez anos de Regulamentação da Agricultura Orgânica, experiência de Sistema Participativo de Garantia, Avanços, Desafios e Oportunidades da Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil. Planeta Orgânico, Jaguariúna, fev. 2013.
LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, 2007. Número Especial.
MARTINS, Ana Paula Clementino; SOUSA, Eliane Pinheiro de. Caracterização da Feira Agroecológica no município de Várzea Alegre – CE: o caso do Sítio São Vicente. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria (rs), v. 19, n. 3, p.161-180, setembro, 2015.
MEIRELLES, L. Sistemas Participativos de Garantia: origem, definição e princípios. Revista Agricultura Ecológica de AGRECOL, Cochabamba, n. 7, p. 1-5, 2007.
PALHARES, Virgínia de Lima. Feira Agroecológica, permanência em pequena cidade. Anais… IV Simpósio Nacional sobre pequenas cidades. Universidade Federal de Uberlândia/ Ituiutaba-MG, 22 a 25 de nov. de 2016.
RIBEIRO, E.M; CASTRO, B.S; SILVESTRE, L.H; CALIXTO, J.S; ARAUJO, D.P; GALIZONI, F.M; AYRES, E.B. Programa de apoio às feiras e à agricultura familiar no Jequitinhonha mineiro. Revista Agriculturas, v.2- nº2. Rio de Janeiro/RJ. Junho de 2005.
RIBEIRO, E.M; AYRES, E.B; GALIZONI, F.M; ALMEIDA, A.F; ASSIS, T.P; MOREIRA, T.B; FONSECA, V; CARVALHO, A.A. O engenho na mesa: indústria doméstica e soberania alimentar no Jequitinhonha mineiro. Revista Agriculturas, v.8- nº3. Rio de Janeiro/RJ, setembro de 2011.
RIBEIRO, E.M; BRITO, G.S; GALIZONI, F.M; AUGUSTO, H.A. Gerais Urbanos: Agroecologia, cultivo e consumo de alimentos na cidade de Montes Claros. Revista Agriculturas, v.9- nº2. Rio de Janeiro/RJ, setembro de 2012.
SOUZA, F.L; SILVA, A.C.F; MARTINS, G.C; FERREIRA, D.B; GONÇALVES, A.C. Diagnóstico da adesão a um Sistema de Certificação Agroecológico pelos produtores(as) da Feira da UFMG, Belo Horizonte – MG: ganhos e motivações x dificuldades e temores. Cadernos de Agroecologia, Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe – v.5, nº 2, 2020.
THOMSON, Carolina Rios; BORSATTO, Ricardo Serra; ABREU, Lucimar Santiago de Abreu. O estudo de caso do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da Associação de Agricultura Natural de Campinas e região (ANC). São Paulo – Brasil. In: Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales Argentinos y Latinoamericanos, 9., Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2015.
TORREMOCHA, E. Los sistemas participativos de garantía. Herramientas de definición de estrategias agroecológicas. Agroecología, Norteamérica, 6, dez. 2011.
VARGAS, D.L; FONTOURA, A. I; WIZNIMUSKY.J.G. Agroecologia: base da sustentabilidade dos agroecossistemas. Geografia Ensino & Pesquisa, v.17, n.1, jan./abr. Santa Maria/RS, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.