ABORDAGENS SOBRE A "REFORMA AGRÁRIA" NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v4n5p77-90Palavras-chave:
Campo, Reforma Agrária, GeografiaResumo
A reforma Agrária tem como finalidade promover a melhor distribuição de terra, contribuindo assim para o desenvolvimento do país. Esse artigo tem como objetivo contextualizar aspectos que constituem a Reforma Agrária no Brasil, utilizando a concepção do estado, movimentos sociais e a visão de alguns pesquisadores na área de estudo. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica em livros, artigos relacionados ao tema abordado e dados de pesquisas realizadas pelo INCRA em assentamentos. De acordo com o que foi pesquisado, a Reforma Agrária de fato nunca ocorreu. Com isso, é preciso implementar políticas públicas que limitam os latifúndios.
Referências
CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, 788 p.
CARVALHO, H. M. O Campesinato no século XXI: possibilidades e condicionantes do desenvolvimento do campesinato no Brasil. Petrópolis-RJ. Vozes, 2005.
FERNANDES, B. M. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. Artigo apresentado no Lincoln Istituteof Land Policy e na Harvard University em Abril de 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.