A A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA SOCIAL E URBANA NO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

um estudo a partir dos equipamentos públicos comunitários da Educação Básica da cidade de Montes Claros/Minas Gerais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i32.19249

Schlagworte:

Infraestrutura Social e Urbana, Equipamentos Públicos Comunitários, Montes Claros

Abstract

O presente estudo objetiva identificar a contribuição da infraestrutura social e urbana no desenvolvimento socioeconômico da cidade de Montes Claros/MG através da análise da disponibilidade de equipamentos públicos comunitários da Educação Básica, mais precisamente as escolas estaduais, municipais, federais e particulares e de seus respectivos padrões especiais no âmbito da área urbana. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, classificada, quanto aos objetivos, em descritiva, e, exploratória, quanto aos meios, trata-se de um estudo de caso. Já quanto aos procedimentos técnicos, pode ser classificada em bibliográfica e documental. Os dados foram coletados na Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros (SRE Montes Claros), na Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura Municipal de Montes Claros, Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEPE/MG), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir das análises realizadas, inferiu-se que a grande maioria das escolas da Educação Básica do tipo estadual e particular estão concentradas nas regiões centrais, enquanto as dos tipos municipal e federal estão distribuídas nas periferias da cidade de Montes Claros/MG. As primeiras estão localizadas em regiões de planejamento menos populosas e com maior concentração de renda, enquanto as escolas dos tipos municipal e federal estão localizadas em regiões mais populosas e com menor concentração de renda. Portanto, é possível concluir que a cidade de Montes Claros/MG conta com regiões mais desenvolvidas que outras, levando em consideração a distribuição de equipamentos públicos comunitários da Educação Básica.

Autor/innen-Biografien

Éder de Souza Beirão, Universidade Estadual de Montes Claros

Bacharel em Administração (2011-2015), Mestre em Desenvolvimento Social (2018-2020) e Doutorando em Desenvolvimento Social (2022-2026) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Especialista em Geoprocessamento Aplicado pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Diamantina. Licenciado em Geografia (2022-2024) pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Áreas de interesse: métodos quantitativos em economia e administração, economia da educação , geografia da educação. Temas de interesse: desigualdades sociais, socioespaciais, educacionais, políticas públicas em educação etc.

Jefferson William Lopes Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Marcos Esdras Leite, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Professor no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

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Veröffentlicht

2025-04-07

Zitationsvorschlag

BEIRÃO, Éder de Souza; ALMEIDA, Jefferson William Lopes; LEITE, Marcos Esdras. A A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA SOCIAL E URBANA NO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE: um estudo a partir dos equipamentos públicos comunitários da Educação Básica da cidade de Montes Claros/Minas Gerais. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 67–89, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i32.19249. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19249. Acesso em: 24 apr. 2025.

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