A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO TOCANTINENSE POR MEIO DA CARTOGRAFIA DAS MICRORREGIÕES
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p198-208Palavras-chave:
Tocantins, Cartografia, MicrorregiãoResumo
A pesquisa foi realizada como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Cartografia II do curso de Geografia de Araguaína - UFT. O objetivo foi à caracterização espacial e socioeconômica das microrregiões, por meio da base cartográficas existentes no Tocantins. Identificou-se a falta de materiais didáticos dividido por microrregiões para se trabalhar a caracterização cartográfica do território tocantinense. Para realização dividiu-se em oito grupos para se caracterizar as microrregiões e elaboração das cartilhas didáticas a ser usadas no ensino básico. Foram levantados alguns dados como: divisão politica, conhecimentos ambiental e natural, população, economia, recursos energéticos, desigualdade social, histórico, cultura e turismo. Analisando os dados levantados observou-se grandes variações econômicas, culturais e geográficas, as diferenças entre os municípios espacializam desde os aspectos físicos ao socioeconômico, onde áreas tiveram um grande crescimento populacional e econômico em pouquíssimo tempo e outras manteve estagnado o patamar de desenvolvimento. As oito microrregiões é composta por 139 municípios com a população de 1.383,453 habitantes e em área são de 277.621,858 km². Resultou em oito cartilhas didáticas para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental a ser utilizadas nos estágios e na formação dos futuros docentes que atuaram nas escolas públicas da rede básica de ensino.
Referências
BRASIL. Direitos de Ruas. Disponível em: Acessado em: 28 de Junho de 2016.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. 1990. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php >. Acessado em: 01 de Maio 2016.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. 2010. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php >. Acessado em: 01 de Maio 2016.
UFT. Edital Nº 11/2016. Programa de monitoria PIM. Universidade Federal do Tocantins: PROGRAD/PIM 2016/1.
TOCANTINS. Guia Turístico do Tocantins. Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia, Turismo e Cultura. Rio de Janeiro. Stampato Gráfica. 2011.
TOCANTINS. Atlas do Tocantins: Subsídios ao Planejamento da Gestão Territorial. Secretaria do Planejamento e da Modernização da gestão Pública – SEPLAN. Superintendência de pesquisa e Zoneamento Ecológico – Econômico. Diretoria de Zoneamento toe Ecológico econômico – DEZ. Organizado e atualizado po Paulo Augusto Barros de Sousa, Rodrigo Sabino Teixeira Borges e Ricardo Ribeiro Dias. 6. Ed. Ver. Atu. Palmas: Seplan, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.