ETNOMATEMÁTICA COMO UM PROGRAMA SUBVERSIVO E RESPONSÁVEL PARA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

  • Daniel Clark Orey UFOP
  • Milton Rosa UFOP

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12739

Palavras-chave:

Ação Pedagógica, Etnomatemática, Formação Continuada, Formação Inicial, Subversão Responsável

Resumo

A proposta da Etnomatemática para os programas de formação inicial e continuada de professores está em sintonia com as tendências atuais da Educação Matemática, pois auxilia esses profissionais na investigação de práticas matemáticas que ocorrem em contextos diversos. Essa abordagem visa a elaboração de atividades matemáticas curriculares contextualizadas na perspectiva etnomatemática. Então, é importante que a ação pedagógica da Etnomatemática esteja relacionada com a utilização de situações-problema vinculadas à bagagem cultural desses profissionais e de seus alunos por meio da inserção de procedimentos matemáticos desenvolvidos localmente. O principal objetivo desse artigo teórico é mostrar as possibilidades educacionais fundamentadas nos princípios de subversão responsável para o desenvolvimento de uma ação pedagógica crítica, reflexiva e construtivista para esses programas.

Biografia do Autor

Daniel Clark Orey, UFOP

Professor associado II na UFOP.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

OREY, Daniel Clark; ROSA, Milton. ETNOMATEMÁTICA COMO UM PROGRAMA SUBVERSIVO E RESPONSÁVEL PARA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA TEORIA À PRÁTICA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 109–124, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12739. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/12739. Acesso em: 21 nov. 2024.

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