ETNOMATEMÁTICA COMO UM PROGRAMA SUBVERSIVO E RESPONSÁVEL PARA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DA TEORIA À PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12739Palavras-chave:
Ação Pedagógica, Etnomatemática, Formação Continuada, Formação Inicial, Subversão ResponsávelResumo
A proposta da Etnomatemática para os programas de formação inicial e continuada de professores está em sintonia com as tendências atuais da Educação Matemática, pois auxilia esses profissionais na investigação de práticas matemáticas que ocorrem em contextos diversos. Essa abordagem visa a elaboração de atividades matemáticas curriculares contextualizadas na perspectiva etnomatemática. Então, é importante que a ação pedagógica da Etnomatemática esteja relacionada com a utilização de situações-problema vinculadas à bagagem cultural desses profissionais e de seus alunos por meio da inserção de procedimentos matemáticos desenvolvidos localmente. O principal objetivo desse artigo teórico é mostrar as possibilidades educacionais fundamentadas nos princípios de subversão responsável para o desenvolvimento de uma ação pedagógica crítica, reflexiva e construtivista para esses programas.
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