v. 1 n. 2 (2021): DOSSIÊ: ETNOMATEMÁTICA - CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS

					Visualizar v. 1 n. 2 (2021): DOSSIÊ: ETNOMATEMÁTICA - CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS

Apresentamos o número temático “Etnomatemática: caminhos, bifurcações e encruzilhadas” da Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) publicação semestral do Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGEcim/UFT).

Os 10 artigos desta coletânea versam sobre várias temáticas: a formação de professores na perspectiva da Etnomatemática como programa subversivo, as concepções de cultura nas pesquisas da área, a Etnomatemática como resistência ao neoliberalismo que nos habita e os saberes como fonte de produção de conhecimentos. 

Publicado: 2021-11-25

Editorial

  • ETNOMATEMÁTICA CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS

    Alcione Marques Fernandes
    1 - 2
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.13461

Artigos

  • ETNOMATEMÁTICA COMO RESISTÊNCIA AO NEOLIBERALISMO QUE NOS HABITA

    Jackeline Rodrigues Mendes, Alexandrina Monteiro, Marcelo Vicentin
    3 - 19
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12766
  • TESOUROS MATEMÁTICOS ESCONDIDOS NA LAMA UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO DA CERÂMICA PRATICADA EM MIRACA(FALCÓN, VENEZUELA)

    Milagro Ortega, Fredy Enrique GONZÁLEZ
    20 - 39
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12506
  • A ETNOMATEMÁTICA COMO BASE PARA ANÁLISE DAS RELAÇÕES COMERCIAIS DOS FEIRANTES DA FEIRA MUNICIPAL DE AMARGOSA - BA

    Viviane Felicíssimo dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
    40 - 57
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12414
  • SABERES COMO FONTE DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E INTERLOCUÇÃO PARA O ENSINO

    JOSE MAFRA
    58 - 75
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12852
  • CONCEPÇÕES DE CULTURA O QUE DIZEM AS PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA

    Claudia Meira, Maria Cecilia Fantinato
    76 - 93
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12767
  • ETNOMODELAGEM EM SALAS DE AULA ATRAVÉS DOS QUILTS DA LIBERDADE

    Tatiana de Andrade Aguilar Delfiol, Milton Rosa
    94 - 108
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12275
  • ETNOMATEMÁTICA COMO UM PROGRAMA SUBVERSIVO E RESPONSÁVEL PARA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA TEORIA À PRÁTICA

    Daniel Clark Orey, Milton Rosa
    109 - 124
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12739
  • AS TRILHAS ETNOMATEMÁTICAS COMO UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGOGICA

    Jéssica Rodrigues, Daniel Clark Orey, Milton Rosa
    125 - 141
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12724
  • Ára (Tempo/Espaço) MARCADORES DO TEMPO NA PERSPECTIVA GUARANI NO ESPAÇO DA RESERVA INDÍGENA DE AMAMBAI

    Issias Sanches Martins, MARIA APARECIDA OLIVEIRA
    142 - 153
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12751
  • O CICLO DE DEBATES EM ETNOMATEMÁTICA E ETNOMODELAGEM IFPI-CAANG

    Olenêva Sanches Sousa, Antonio Francisco Ramos, Luciano de Santana Rodrigues
    154 - 169
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12745