Vol. 1 Núm. 2 (2021): DOSSIÊ: ETNOMATEMÁTICA - CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS

					Ver Vol. 1 Núm. 2 (2021): DOSSIÊ: ETNOMATEMÁTICA - CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS

Apresentamos o número temático “Etnomatemática: caminhos, bifurcações e
encruzilhadas” da Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)
publicação semestral do Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática
(PPGEcim/UFT).

Publicado: 2021-11-25

Editorial

  • ETNOMATEMÁTICA CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS

    Alcione Marques Fernandes
    1 - 2
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.13461

Artigos

  • LA ETNOMATEMÁTICA COMO RESISTENCIA AL NEOLIBERALISMO QUE NOS HABITA

    Jackeline Rodrigues Mendes, Alexandrina Monteiro, Marcelo Vicentin
    3 - 19
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12766
  • TESOROS MATEMÁTICOS ESCONDIDOS EN EL BARRO UN ESTUDIO ETNOMATEMÁTICO DE LA ALFARERÍA PRACTICADA EN MIRACA (FALCÓN, VENEZUELA)

    Milagro Ortega, Fredy Enrique GONZÁLEZ
    20 - 39
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12506
  • A ETNOMATEMÁTICA COMO BASE PARA ANÁLISE DAS RELAÇÕES COMERCIAIS DOS FEIRANTES DA FEIRA MUNICIPAL DE AMARGOSA - BA

    Viviane Felicíssimo dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
    40 - 57
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12414
  • CONOCIMIENTO COMO FUENTE DE PRODUCCIÓN E INTERLOCUCIÓN DEL CONOCIMIENTO PARA LA ENSEÑANZA

    JOSE MAFRA
    58 - 75
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12852
  • CONCEPCIONES DE CULTURA LO QUE DICE LA INVESTIGACIÓN EN ETNOMATEMÁTICA

    Claudia Meira, Maria Cecilia Fantinato
    76 - 93
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12767
  • ETNOMODELACIÓN EN EL SALÓN DE CLASES ATRAVÉS DE LOS QUILTS DE LA LIBERTAD

    Tatiana de Andrade Aguilar Delfiol, Milton Rosa
    94 - 108
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12275
  • ETNOMATEMÁTICA COMO UM PROGRAMA SUBVERSIVO E RESPONSÁVEL PARA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA TEORIA À PRÁTICA

    Daniel Clark Orey, Milton Rosa
    109 - 124
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12739
  • Los ETHNOMATHEMATICAL TRAILS AS A PROPOSAL FOR A PEDAGOGICAL ACTION

    Jéssica Rodrigues, Daniel Clark Orey, Milton Rosa
    125 - 141
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12724
  • Ára (tiempo / espacio) MARCADORES DEL TIEMPO EN LA PERSPECTIVA GUARANI EN EL ESPACIO DE LA RESERVA INDÍGENA AMAMBAI

    Issias Sanches Martins, MARIA APARECIDA OLIVEIRA
    142 - 153
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12751
  • O CICLO DE DEBATES EM ETNOMATEMÁTICA E ETNOMODELAGEM IFPI-CAANG

    Olenêva Sanches Sousa, Antonio Francisco Ramos, Luciano de Santana Rodrigues
    154 - 169
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12745