Vol. 1 No. 2 (2021): DOSSIÊ: ETNOMATEMÁTICA - CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS

					View Vol. 1 No. 2 (2021): DOSSIÊ: ETNOMATEMÁTICA - CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS

Apresentamos o número temático “Etnomatemática: caminhos, bifurcações e encruzilhadas” da Revista Interdisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) publicação semestral do Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGEcim/UFT).

Os 10 artigos desta coletânea versam sobre várias temáticas: a formação de professores na perspectiva da Etnomatemática como programa subversivo, as concepções de cultura nas pesquisas da área, a Etnomatemática como resistência ao neoliberalismo que nos habita e os saberes como fonte de produção de conhecimentos. 

Published: 2021-11-25

Editorial

  • ETNOMATEMÁTICA CAMINHOS, BIFURCAÇÕES E ENCRUZILHADAS

    Alcione Marques Fernandes
    1 - 2
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.13461

Artigos

  • ETHNOMATHEMATICS AS RESISTANCE TO THE NEOLIBERALISM THAT INHABITS US

    Jackeline Rodrigues Mendes, Alexandrina Monteiro, Marcelo Vicentin
    3 - 19
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12766
  • MATHEMATICAL TREASURES HIDDEN IN THE MUD AN ETHNOMATHEMATICAL STUDY OF POTTERY PRACTICED IN MIRACA (FALCÓN, VENEZUELA)

    Milagro Ortega, Fredy Enrique GONZÁLEZ
    20 - 39
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12506
  • ETHNOMATHEMATICS AS A BASIS FOR THE ANALYSIS OF THE COMMERCIAL RELATIONS OF THE MERCHANTS AT THE MUNICIPAL FAIR OF AMARGOSA - BA

    Viviane Felicíssimo dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
    40 - 57
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12414
  • KNOWLEDGE AS A SOURCE OF KNOWLEDGE PRODUCTION AND INTERLOCUTION FOR TEACHING

    JOSE MAFRA
    58 - 75
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12852
  • CULTURE CONCEPTIONS WHAT RESEARCH IN ETHNOMATHEMATICS SAY

    Claudia Meira, Maria Cecilia Fantinato
    76 - 93
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12767
  • ETNOMODELLING IN THE CLASSROOMS THROUGH THE FREEDOM QUILTS

    Tatiana de Andrade Aguilar Delfiol, Milton Rosa
    94 - 108
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12275
  • ETHNOMATHEMATICS AS A SUBVERSIVE AND RESPONSIBLE PROGRAM FOR THE PEDAGOGICAL ACTION IN TEACHER EDUCATION FROM THEORY TO PRACTICE

    Daniel Clark Orey, Milton Rosa
    109 - 124
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12739
  • THE ETHNOMATHEMATICAL TRAILS AS A PROPOSAL FOR A PEDAGOGICAL ACTION

    Jéssica Rodrigues, Daniel Clark Orey, Milton Rosa
    125 - 141
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12724
  • ÁRA (TIME/SPACE) TIME MARKERS FROM THE GUARANI PERSPECTIVE IN THE SPACE OF THE INDIGENOUS RESERVE OF AMAMBAI

    Issias Sanches Martins, MARIA APARECIDA OLIVEIRA
    142 - 153
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12751
  • THE CYCLE OF DEBATES IN ETHNOMATHEMATICS AND ETHNOMODELLING IFPI-CAANG

    Olenêva Sanches Sousa, Antonio Francisco Ramos, Luciano de Santana Rodrigues
    154 - 169
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12745