SABERES COMO FONTE DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E INTERLOCUÇÃO PARA O ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12852Palavras-chave:
Educação etnomatemática, Práticas socioculturais, Saber, Conhecimento, TradiçõesResumo
Este trabalho fornece uma discussão relacionada ao desenvolvimento de práticas educacionais articuladas com saberes tradicionais e conhecimentos produzidos, a partir da produção de cuias decoradas e incisas, por mulheres artesãs, região de Aritapera, estado do Pará. Possui pressupostos associados a uma pesquisas de campo etnográfica, em estreito vinculo de uma abordagem participante, pois contou com um planejamento conjunto de atividades locais, com professores da região, para implementação posterior, em sala de aula. Com essa investigação, espera-se contribuir para o campo de pesquisa em etnomatemática, ao trazer reflexões empíricas visando a efetivação de fontes de produção de conhecimentos, através de prática curriculares locais e de boas práticas educacionais, que sirvam de interlocução para o ensino.
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