EU, INTERSEXO…”:
REFLEXÕES SOBRE INTERSEXUALIDADE A PARTIR DA ESCRITA DE CARTAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14849Palavras-chave:
Educação em Ciências, Epistemologia Feminista, Educação SexualResumo
Neste estudo, analiso a construção e desenvolvimento de uma sequência didática sobre a temática de intersexualidade, voltada para estudantes do 8º ano do ensino fundamental. A elaboração e análise da sequência didática foram embasadas nos estudos feministas e de gênero, com foco nas feministas biólogas. O objetivo da sequência foi problematizar o binário rígido masculino/feminino, a partir da discussão sobre casos de intersexualidade. Por meio desta prática pedagógica, constatei que as/os discentes refletiram sobre o binário maculino/feminino, seja no estudo anatômico-fisiológico intersexual, ou quando entraram em contato com reivindicações políticas do movimento intersexual brasileiro. Enfim, é preciso discutir mais sobre intersexualidade no ensino de ciências, abarcando as diversidades intersexuais como possibilidades fora do viés patológico.
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