OS ANABOLIZANTES COMO TEMA CONTROVERSO: UM ESTUDO A PARTIR DA METODOLOGIA ABP
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17324Palavras-chave:
Controvérsias, Alfabetização científica e tecnológica, Aprendizagem químicaResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar como as controvérsias sociocientíficas (CSC) podem promover, através da aprendizagem baseada em projetos (ABP), a alfabetização científica e tecnológica (ACT) em alunos do Ensino Médio. A relevância deste estudo justifica-se pela necessidade de se produzir um conhecimento inovador na área de ensino, referente às CSC a partir da ABP, tendo em vista algumas lacunas na literatura sobre essa relação. Outro aspecto importante que levou à construção desta pesquisa é a busca por melhorias no processo de aprendizagem de conteúdos de química. Este estudo assume a modalidade de pesquisa participante, sendo também exploratória, de abordagem qualitativa. Então, realizou-se uma oficina com quatro aulas no contraturno em uma escola estadual da cidade de Manaus – AM, e foram utilizados alguns instrumentos como: questionários, mapas mentais, fichas e folders para a realização das atividades. Os resultados foram submetidos à análise textual discursiva (ATD) e organizados em dois eixos de discussão: ABP e a aprendizagem de química; e a relação entre as controvérsias sociocientíficas e os estudantes, além de suas respectivas categorias. Ao analisar os indicadores através dos instrumentos, verificou-se que as atividades realizadas foram suficientes para promover a construção do conhecimento e a ACT nos alunos, visando à formação de cidadãos capazes de se posicionar diante de questões científicas, sociais e tecnológicas que influenciam a sociedade.
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