v. 3 n. 1 (2023): Janeiro a dezembro - Fluxo Contínuo

					Visualizar v. 3 n. 1 (2023): Janeiro a dezembro - Fluxo Contínuo
Publicado: 2023-08-08

Artigos

  • O AÇAÍ NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: NOTAS PRELIMINARES NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI-PA

    Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Michelli Pixuna Lima
    e23001
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.16813
  • A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

    Maria Irisleila de Sousa, Alexandre Leite dos Santos Silva
    e23002
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17080
  • ESTAÇÕES DO ANO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA: POTENCIALIDADES DE UMA MAQUETE TÁTIL-VISUAL

    Fabio Matos Rodrigues
    e23003
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.16755
  • ENSINANDO MICROBIOLOGIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Gabriel da Rocha Barbosa, Müller Brenner Freitas de Morais, Simone Sendin Moreira Guimarães
    e23004
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.14948
  • SEM QUÍMICA? O “NOVO” ENSINO MÉDIO E O (DES)LETRAMENTO CIENTÍFICO COMO PROJETO

    Felipe Barbosa
    e23005
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17121
  • OS ANABOLIZANTES COMO TEMA CONTROVERSO: UM ESTUDO A PARTIR DA METODOLOGIA ABP

    Isabela Gonçalves da Gama, Ettore Paredes Antunes
    e23007
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17324
  • UM OLHAR SOBRE ESTÁGIOS E PRÁTICAS COMO COMPONENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

    Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias
    e23008
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17513
  • REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

    Marluce Alves dos Santos, Francisco Regis Vieira Alves
    e23009
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17739
  • DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS

    João Justino Barbosa, Andressa Rodrigues dos Santos, Monica Lopes Folena Araújo, Maria Marly de Oliveira
    e23010
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17972

Relatos de experiência

  • A UTILIZAÇÃO DE MEMES E MAPAS MENTAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Fabiele Rosa Pires, Dianifer Stefane Rocha Marques , Julio Cesar Bresolin Marinho
    e23006
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.16761

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

  • O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS AULAS DE QUÍMICA NA PANDEMIA

    Renato Fernandes de Souza, Diego Arantes Teixeira Pires
    e23011
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17860
  • A EXECUÇÃO DO PIBID EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS

    Hugo Rivas de Oliveira, Carla Simone Seibert, Kellen Lagares Ferreira Silva
    e23012
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17980
  • O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DAS PERCEPÇÕES DE SEUS RESIDENTES

    Mariane Silva dos Anjos, Daniel Fernandes da Silva
    e23013
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17840
  • PERCEPÇÕES INICIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DO PID NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO IFMT CAMPUS CONFRESA

    Thiago Beirigo Lopes, Ana Cristina Alves de Almeida, Emerson de Oliveira Figueiredo
    e23014
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17979
  • CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO INÍCIO DA CARREIRA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

    Fabiane Andrade da Silva, Emerson da Silva Ribeiro
    e23015
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17989
  • CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VIVENCIADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DO KAHOOT EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

    Kauany Andressa de Oliveira Souza, Gahelyka Aghta Pantano Souza, Shirani Kaori Haraguchi
    e23016
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17974
  • EXPLORANDO A EVOLUÇÃO: UMA PROPOSTA LÚDICO PEDAGÓGICA BASEADO NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

    Katrine de Souza Pinto, Mac David da Silva Pinto
    e23017
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17995
  • MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA REDE FEDERADA DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS LA REFERENCIA

    Camila Salgado Lemke, Januza Fontes Vasconcelos, Angélica Conceição Dias Miranda
    e23018
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTABELECENDO CONEXÕES NA PERSPECTIVA DE PRECEPTORES

    José Ricardo e Souza Mafra, Aureni Jesus de Oliveira, Aldemisa Jesus de Oliveira, Carlos Roberto Mendonça Pereira Filho
    e23019
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17977
  • CICLO DE MOMENTOS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PIBID NA UFT E UFNT

    Adriano Fonseca, Dailson Evangelista Costa, Janete Aparecida Klein, Mônica Suelen Ferreira de Moraes
    e23020
    DOI: https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.18070