PERCEPÇÕES INICIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DO PID NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO IFMT CAMPUS CONFRESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17979

Palavras-chave:

Formação de Professores, Percepção de Licenciandos, Programa de Incentivo à Docência, Análise de Similitude

Resumo

A formação de professores é uma área crítica que exige apoio contínuo para desenvolver educadores capacitados e motivados. Neste contexto, o estudo teve como objetivo analisar a percepção inicial dos licenciandos bolsistas do Núcleo Ciências Naturais, composto pelos cursos de Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, do IFMT Campus Confresa sobre o cumprimento dos objetivos do Programa de Incentivo à Docência, identificando aspectos de sucesso e áreas que necessitam de melhorias. Utilizando um questionário estruturado e análise de similitude pelo software IRaMuTeQ, este estudo avaliou as opiniões dos licenciandos sobre a eficácia do PID. Os resultados apontam para uma valorização positiva do programa, evidenciando seu papel no suporte financeiro e acadêmico e na promoção da integração entre teoria e prática, apesar de reconhecer a necessidade de maior envolvimento em algumas áreas.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas

Ana Cristina Alves de Almeida, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Ciências, na área de Fármacos, Medicamentos e Insumos para saúde (2015), com Mestrado em Biologia Funcional e Molecular, na área de Fisiologia (2010) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Farmacologia, em pesquisas com produtos naturais em úlcera gástrica, doenças inflamatórias intestinais e inflamação, além de gerenciamento de laboratório e implantação de diretrizes de biossegurança. Atualmente é professora do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa, onde é coordenadora do curso de Licenciatura em Biologia. 

Emerson de Oliveira Figueiredo, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possui formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas (2010), Curso Superior em Tecnologia em Biocombustíveis pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo e Licenciatura em Química pelo IFMT - Cuiabá Bela Vista, registrado no Conselho Regional de Química - CRQ (173922). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é professor efetivo de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa. Têm experiência na área de Química Ambiental, Ensino de Química, Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Química.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

LOPES, Thiago Beirigo; ALMEIDA, Ana Cristina Alves de; FIGUEIREDO, Emerson de Oliveira. PERCEPÇÕES INICIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DO PID NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO IFMT CAMPUS CONFRESA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23014, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17979. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17979. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

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