PERCEPÇÕES INICIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DO PID NO NÚCLEO DE CIÊNCIAS NATURAIS DO IFMT CAMPUS CONFRESA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17979Palavras-chave:
Formação de Professores, Percepção de Licenciandos, Programa de Incentivo à Docência, Análise de SimilitudeResumo
A formação de professores é uma área crítica que exige apoio contínuo para desenvolver educadores capacitados e motivados. Neste contexto, o estudo teve como objetivo analisar a percepção inicial dos licenciandos bolsistas do Núcleo Ciências Naturais, composto pelos cursos de Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, do IFMT Campus Confresa sobre o cumprimento dos objetivos do Programa de Incentivo à Docência, identificando aspectos de sucesso e áreas que necessitam de melhorias. Utilizando um questionário estruturado e análise de similitude pelo software IRaMuTeQ, este estudo avaliou as opiniões dos licenciandos sobre a eficácia do PID. Os resultados apontam para uma valorização positiva do programa, evidenciando seu papel no suporte financeiro e acadêmico e na promoção da integração entre teoria e prática, apesar de reconhecer a necessidade de maior envolvimento em algumas áreas.
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