INITIAL PERCEPTIONS OF TRAINEES ON THE FULFILLMENT OF THE PID'S OBJECTIVES AT THE NATURAL SCIENCES NUCLEUS OF IFMT CAMPUS CONFRESA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17979

Keywords:

Teacher Training, Trainee Perception, Teaching Incentive Program, Similitude Analysis

Abstract

Teacher training is a critical field that requires ongoing support to develop qualified and engaged educators. Against this backdrop, the research aimed to analyze the initial perceptions of scholarship students from the Natural Sciences Nucleus, comprising the Bachelor of Biology and Bachelor of Natural Sciences with a Specialization in Chemistry courses, at IFMT Campus Confresa regarding the fulfillment of the Teaching Incentive Program's objectives, identifying successful aspects and areas needing improvement. Through a structured questionnaire and similitude analysis using the IRaMuTeQ software, this study assessed the trainees' opinions on the effectiveness of the PID. The findings reveal a positive valuation of the program, highlighting its role in providing financial and academic support and fostering the integration of theory and practice, while acknowledging the need for increased engagement in certain areas.

Author Biographies

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas

Ana Cristina Alves de Almeida, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Ciências, na área de Fármacos, Medicamentos e Insumos para saúde (2015), com Mestrado em Biologia Funcional e Molecular, na área de Fisiologia (2010) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Farmacologia, em pesquisas com produtos naturais em úlcera gástrica, doenças inflamatórias intestinais e inflamação, além de gerenciamento de laboratório e implantação de diretrizes de biossegurança. Atualmente é professora do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa, onde é coordenadora do curso de Licenciatura em Biologia. 

Emerson de Oliveira Figueiredo, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Possui formação técnica em Desenvolvimento de Sistemas (2010), Curso Superior em Tecnologia em Biocombustíveis pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo e Licenciatura em Química pelo IFMT - Cuiabá Bela Vista, registrado no Conselho Regional de Química - CRQ (173922). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é professor efetivo de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa. Têm experiência na área de Química Ambiental, Ensino de Química, Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Química.

References

ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos De; FIGUEIREDO, Helenara Regina Sampaio; FERREIRA, Josélia Souza Soares; MENDES, Vanilda Carvalho. Oficinas Pedagógicas como estratégia de ensino para Formação Inicial de estudantes bolsistas/PIBID do Curso de Pedagogia. Revista Prática Docente, Confresa, v. 7, n. 2, p. e22060–e22060, 2022. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22060.id1591

BELTRÃO, Isabel do Socorro Lobato; KALHIL, Josefina Barrera; BARBOSA, Ierecê dos Santos. PIBID Matemática: contribuições para a Formação Docente. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 5, n. 1, p. 78–93, 2017. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p78-93.i5344

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Traduzido por Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinnho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Decreto no 7.219, de 24 de junho de 2010: Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2010.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Traduzido por Magda França Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GATTI, Bernardete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, [S. I.], n. 100, p. 33–46, 2014.

IFMT. Relatório de encerramento do Programa de Incentivo à Docência (PID/IFMT): Edição 2020-2022. IFMT, 2022a.

IFMT. Regulamento do Programa Institucional de Incentivo à Docência (PID). 2022b.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13–33.

PASSONI, Luis César; VEGA, Maria Raquel Garcia; GIACOMINI, Rosana; BARRETO, Amanda Monteiro Pinto; SOARES, Josimary dos Santos Cordeiro et al. Relatos de Experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Química Nova na escola, [S. I.], v. 34, n. 4, p. 201–209, 2012.

RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. A Formação Inicial e Iniciação à Docência em Química na UFMT: Histórias e Experiências. Revista Prática Docente, Confresa, v. 4, n. 1, p. 275–301, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p275-301.id435

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Traduzido por Daisy Vaz de Moraes. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Junielson Soares Da; FERNANDES, Stephanne Marques Araújo; SOARES, Romildo Ribeiro. Importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação dos acadêmicos do curso de ciências biológicas. Educação em Perspectiva, [S. I.], v. 10, p. e019023–e019023, 2019. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7170

SILVA, Márcia Gorette Lima Da; MARTINS, André Ferrer Pinto. Reflexões do PIBID-Química da UFRN: para além da iniciação à docência. Química Nova na escola, [S. I.], v. 36, n. 2, p. 101–107, 2014.

SOUSA, Marcos Antonio De; ALVES, Deive Barbosa; PARREIRA, Ulisses Queiroz. Um mapeamento de pesquisas Brasileiras sobre o PIBID e a Formação Inicial de Professores e Matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 3, p. e21101–e21101, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12931

SOUTO, Nilton Luiz. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e formação de professores em Ciências Biológicas: o Programa no IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes. 2015. 174f. Dissertação Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

SOUZA, Juliana Brandão De; DIAS, Viviane Borges. Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ciência & Educação (Bauru), [S. I.], v. 28, p. e22023, 2022. https://doi.org/10.1590/1516-731320220023

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Traduzido por Francisco

Published

2023-12-29

How to Cite

LOPES, Thiago Beirigo; ALMEIDA, Ana Cristina Alves de; FIGUEIREDO, Emerson de Oliveira. INITIAL PERCEPTIONS OF TRAINEES ON THE FULFILLMENT OF THE PID’S OBJECTIVES AT THE NATURAL SCIENCES NUCLEUS OF IFMT CAMPUS CONFRESA. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23014, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17979. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17979. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.