CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VIVENCIADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DO KAHOOT EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17974

Palavras-chave:

Formação inicial, Quiz, Residência Pedagógica, Ensino de Química, Química Geral

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a importância da inserção do estudante de licenciatura na educação básica em plena formação inicial, retratado por meio da experiência docente com alunos do primeiro ano do ensino médio. Essa vivência foi retratada nas ações do primeiro módulo do programa Residência Pedagógica (RP) do subprojeto de Química na Universidade Federal do Acre (UFAC). Participaram das atividades relatadas alunos do primeiro ano do ensino médio, do Colégio de Aplicação do Acre (CAP). Utilizando-se da aplicação de um Quiz como instrumento de avaliação da eficácia das aulas sobre o ensino dos conteúdos de “Ligações Químicas, Geometria Molecular, Polaridade das Moléculas e Forças Intermoleculares”. De modo geral, os estudantes mostraram grande envolvimento durante a aplicação do Quiz buscando sanar suas dúvidas, sendo notório que é preciso diversificar os métodos durante as aulas. Tais fatos fomentam a importância do licenciando participar de atividades que os insiram no ambiente escolar para que os mesmos percebam que em uma sala de aula é necessário o uso de diversos materiais.

Biografia do Autor

Kauany Andressa de Oliveira Souza, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Mestranda pelo programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM)- Ufac. Licenciada em Química, pela Universidade Federal do Acre- Ufac. Bolsista egressa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-Química-Ufac), e do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre- Ufac (2020-2022).

Gahelyka Aghta Pantano Souza, Universidade Federal do Acre (UFAC). Rio Branco, Acre, Brasil.

Professora na Universidade Federal do Acre (UFAC). Licenciada em Química e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vice líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão em Ensino de Ciências (GEPEEC). Vice-líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Química (NEPQ/UFAC) e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Química (LEPQ/UFAC). Atualmente é professora e pesquisadora no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPECIM), atuando na área de Ensino de Química e Ensino de Ciências, atualmente coordena o subprojeto da Residência Pedagógica - Química [2022-2024]. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química com ênfase em Materiais Didáticos e Formação Inicial e Continuada de Professores de Química/Ciências.

Shirani Kaori Haraguchi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, Paraná, Brasil.

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestrado na área de Química Orgânica em Síntese de Compostos Orgânicos (2008) e doutorado na área de Físico-química em Química de Polímeros, ambos pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Complementação pedagógica para Licenciatura em Química (2019) pela Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalhou como Professora no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Acre, de 2013 a 2021. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza e pesquisadora na área de Ensino de Química e Química (processos fermentativos e bioprocessos). Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Orgânica, Físico-Química, Ensino de Química, Materiais Didáticos e Formação Inicial e Continuada de Professores. Esposa, Mãe de Pet, Mãe de Anjo e Mãe de Menina (licenças maternidade 2012 e 2014).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

SOUZA, Kauany Andressa de Oliveira; SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano; HARAGUCHI, Shirani Kaori. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VIVENCIADA POR MEIO DA APLICAÇÃO DO KAHOOT EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA . Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23016, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17974. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17974. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

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