CONTRIBUTIONS OF THE PEDAGOGICAL RESIDENCE PROGRAM EXPERIENCED THROUGH THE APPLICATION OF KAHOOT IN A 1st YEAR HIGH SCHOOL CLASS IN CHEMISTRY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17974

Keywords:

Initial formation, Quiz, Pedagogical Residency Teaching Chemistry, General Chemistry

Abstract

The objective of this work is to report the importance of the inclusion of undergraduate students in basic education in full initial training, portrayed through teaching experience with students in the first year of high school. This experience was portrayed in the actions of the first module of the Pedagogical Residency program (RP) of the Chemistry subproject at the Federal University of Acre (Ufac). Students from the first year of high school, from Colégio de Aplicação do Acre (Cap), participated in the activities reported. Using the application of a Quiz as an instrument for evaluating the effectiveness of classes on teaching the contents of “Chemical Bonds, Molecular Geometry, Polarity of Molecules and Intermolecular Forces”. In general, students showed great involvement during the application of the Quiz, seeking to resolve their doubts, and it is clear that it is necessary to diversify methods during classes. These facts encourage the importance of students participating in activities that introduce them to the school environment so that they realize that the use of different materials is necessary in a classroom.

 

 

Author Biographies

Kauany Andressa de Oliveira Souza, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Mestranda pelo programa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM)- Ufac. Licenciada em Química, pela Universidade Federal do Acre- Ufac. Bolsista egressa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-Química-Ufac), e do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre- Ufac (2020-2022).

Gahelyka Aghta Pantano Souza, Universidade Federal do Acre (UFAC). Rio Branco, Acre, Brasil.

Professora na Universidade Federal do Acre (UFAC). Licenciada em Química e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Vice líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão em Ensino de Ciências (GEPEEC). Vice-líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Química (NEPQ/UFAC) e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Química (LEPQ/UFAC). Atualmente é professora e pesquisadora no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPECIM), atuando na área de Ensino de Química e Ensino de Ciências, atualmente coordena o subprojeto da Residência Pedagógica - Química [2022-2024]. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química com ênfase em Materiais Didáticos e Formação Inicial e Continuada de Professores de Química/Ciências.

Shirani Kaori Haraguchi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, Paraná, Brasil.

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestrado na área de Química Orgânica em Síntese de Compostos Orgânicos (2008) e doutorado na área de Físico-química em Química de Polímeros, ambos pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Complementação pedagógica para Licenciatura em Química (2019) pela Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalhou como Professora no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Acre, de 2013 a 2021. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza e pesquisadora na área de Ensino de Química e Química (processos fermentativos e bioprocessos). Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Orgânica, Físico-Química, Ensino de Química, Materiais Didáticos e Formação Inicial e Continuada de Professores. Esposa, Mãe de Pet, Mãe de Anjo e Mãe de Menina (licenças maternidade 2012 e 2014).

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Published

2023-12-29

How to Cite

SOUZA, Kauany Andressa de Oliveira; SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano; HARAGUCHI, Shirani Kaori. CONTRIBUTIONS OF THE PEDAGOGICAL RESIDENCE PROGRAM EXPERIENCED THROUGH THE APPLICATION OF KAHOOT IN A 1st YEAR HIGH SCHOOL CLASS IN CHEMISTRY. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23016, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17974. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17974. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

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