CICLO DE MOMENTOS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PIBID NA UFT E UFNT
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.18070Palavras-chave:
Formação de professores, PIBID, Licenciatura em Matemática, Tocantins, Educação Matemática TocantinenseResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o processo de inserção de licenciandos em Matemática no contexto escolar. A questão de pesquisa é: Que sentidos/significados foram produzidos pelos licenciandos em relação às ações realizadas durante sua participação no PIBID? Tem como objetivo apresentar reflexões sobre os sentidos/significados que os pibidianos produziram em relação aos momentos formativos do subprojeto do PIBID - Licenciaturas em Matemática - da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa de campo. Utilizamos um questionário com seis perguntas abertas como instrumento de produção de informações (coleta de dados) e este foi respondido por 34 pibidianos por meio da ferramenta digital google form. Estabelecemos o seguinte eixo analítico: Ciclo de momentos formativos na formação inicial de professores de Matemática no âmbito do PIBID. Para interpretar as informações, realizamos uma análise descritiva, interpretativa e analítica das respostas do questionário. Os resultados apontam que a inserção dos pibidianos no contexto escolar foi conduzida de maneira sistemática e reflexiva, como processo de integração, de profissional e pessoal, contribuindo para a constituição de uma identidade profissional própria da docência na educação básica.
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