REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17739Palavras-chave:
Didática Profissional, Educação Matemática, Formação de Professores, Formação do (a) Professor (a) que ensina de Matemática, Pesquisa, . Desenvolvimento ProfissionalResumo
Este artigo, versa sobre a vertente francesa Didática Profissional (DP) e Formação de Professores (FP), tendo como objetivo apresentar reflexões teóricas, de uma pesquisa de pós-doutorado, para a Formação do (a) Professor (a) que Ensina Matemática (ForPEM). No final dos anos de 1990, surge na França a Didática Profissional com a finalidade de compreender o desenvolvimento profissional diante do seu ambiente de trabalho e da sua formação. Os estudos sobre a Formação de Professores, objeto de debates de amplas reformulações, possuem arcabouço teórico no âmbito nacional e internacional. Coloca-se a ênfase no reconhecimento da Formação de Professores que Ensinam Matemática como um elemento fundamental para a Educação Matemática. Para este fim, realizou-se revisão bibliográfica, não exaustiva, para consubstanciar possibilidades de pesquisa para área. Considera-se relevante, como contribuição, ampliar a discussão no sentido de fomentar e estimular pesquisas que possam fortalecer a área da Educação Matemática de forma especifica a Formação de Professores que Ensinam Matemática.
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