O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DAS PERCEPÇÕES DE SEUS RESIDENTES
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17840Palavras-chave:
Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, Residência PedagógicaResumo
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Ministério da Educação (MEC) desempenha um papel crucial na formação de futuros professores no Brasil. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos residentes do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Borja sobre a contribuição do PRP, especialmente considerando sua realização durante a pandemia de Covid-19, para suas vidas acadêmicas e profissionais. Além disso, busca-se confrontar essas percepções com os objetivos do programa. Para atingir esse fim, conduziu-se uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa, empregando um questionário composto por seis perguntas, o qual foi aplicado aos oito residentes do programa. Os resultados e discussões evidenciam a importância do PRP para os licenciandos e futuros professores, bem como as convergências e divergências entre as percepções dos residentes e os objetivos do programa.
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