PRÁTICA FORMATIVA DE SIMETRIA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19991Palavras-chave:
Grupos de simetria, GeoGebra, Formação, Campesina, Sessão didáticaResumo
O presente artigo versa sobre o ensino de Simetria, ressaltando sua relevância na formação docente de professores de matemática que atuam em escolas do campo mediadas pelo software GeoGebra. Objetiva assim, analisar uma Sessão Didática Campesina na exploração das propriedades algébricas inerentes às rotações e reflexões em Grupos de Simetrias do Triângulo Equilátero, utilizando o software GeoGebra como ferramenta de apoio. Trata-se de um estudo qualitativo no formato estudo de caso, que tem como objeto de estudo uma prática inovadora para ser realizada na Formação Docente Campesina com quatro professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental delineada na metodologia de ensino Sequência Fedathi. Para tanto nos embasamos na metodologia de ensino Sequência Fedathi, Teoria da Objetivação, Ensino de Geometria e o GeoGebra. Resultados mostram que a Sessão Didática campesina com estudos da Sequência Fedathi, Teoria da Objetivação, Ensino de Geometria e GeoGebra potencializou um ensino de Matemática dinâmico e contextualizado. Concluindo com a importância da formação continuada de professores campesinos e o trabalho inovador tecnológico com o recurso buscou evidenciar o software GeoGebra com os Grupos de Simetrias do Triângulo Retângulo.
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