CARTOGRAFÍA DE GAMIFICACIÓN EN LA ENSEÑANZA DEL EMPODERAMIENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19505

Palabras clave:

Tecnologías digitales, Didáctica de las Matemáticas, Rascar, Cartografía, Potenciación

Resumen

Esta investigación, realizada en la Escuela Estatal Profesora Silvandira Sousa Lima en el municipio de Araguaína - TO, tuvo como objetivo investigar el impacto del uso de juegos digitales creados con el software Scratch en la enseñanza de potenciación a estudiantes de 7º grado. A través de un mapeo derivado del método cartográfico, fue posible identificar que el uso de Scratch aumentó significativamente la participación de los estudiantes durante las clases y contribuyó a una mejor comprensión de los conceptos matemáticos implicados. Este trabajo describe el recorrido de una investigación cualitativa de carácter exploratorio que se alinea con el método cartográfico, según lo propuesto por Passos, Kastrup y Escóssia (2015). Esta perspectiva subraya la naturaleza interventiva de la cartografía, que se propone mapear eventos reales, lo que sugiere una postura activa del investigador frente al fenómeno estudiado. Los resultados indican que la gamificación proporcionada por Scratch hace que la enseñanza de las matemáticas sea más atractiva y motivadora, contribuyendo a un cambio en la percepción de los estudiantes sobre la asignatura.

Biografía del autor/a

Moisés da Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pós Graduado em Docência Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Goiás (IFG), Pós Graduado em Estatística Aplicada pela (UNIDERP), Graduado em Pedagogia pela (UNIBF), Mestrando no Ensino de Ciências e Matemática (PPCecim) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Participou no Programa de Iniciação a Docência (PIBID) como bolsista, Participação como professor supervisor do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), experiência em Matemática com ênfase no Ensino de Matemática, Artigo apresentado em evento Nacional (ENEM), Professor pesquisador finalista da FEBRACE (2024) - Professor da educação básica. Pesquisa por Etnocomputação no Ensino da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Cultura Digital, Ensino de Matemática pela Perspectiva Cartográfica.

Djane da Silva Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína, Tocantins, Brasil.

Professora da Educação Básica da Rede Estadual do Tocantins, atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas. Atuou como Bolsista de Demanda Social da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)/(2021); Desenvolve pesquisa em Educação Matemática, Robótica Educacional, Cultura Digital no contexto do Método Cartográfico.

Deive Barbosa Alves, Universidade Federal de Catalão no Instituto de Matemática e Tecnologia (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil.

Professor efetivo da Universidade Federal de Catalão no Instituto de Matemática e Tecnologia, atuando como docente dos cursos de Matemática Licenciatura presencial e EAD. Graduado em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e doutorado na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática pela mesma Universidade (2017). Atualmente participa do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME) e do grupo de trabalho em Modelagem Matemática para a Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (GT10 - Modelagem Matemática e GT06 - Educação Matemática: novas tecnologias e Educação à distância). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim). Tem experiência na área de Formação de professores para a Educação Matemática Inclusiva, com ênfase na inclusão digital por meio da Modelagem Matemática no contexto da Cultura Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Modelagem Matemática para Educação Matemática, Educação pela Pesquisa, Formação de professores na Cultura Digital, Objetos de Aprendizagem na Formação de Professores.

Citas

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Publicado

2025-01-24

Cómo citar

SANTOS, Moisés da Silva; SOUZA, Djane da Silva; ALVES, Deive Barbosa. CARTOGRAFÍA DE GAMIFICACIÓN EN LA ENSEÑANZA DEL EMPODERAMIENTO. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 5, p. e25001, 2025. DOI: 10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19505. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19505. Acesso em: 30 ene. 2025.

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