ALÉM DAS PALAVRAS

Um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12392

Palavras-chave:

Multimodalidade, Ensino de Ciências, Representações multimodais, Representações múltiplas

Resumo

Neste trabalho discutimos o papel da multimodalidade no Ensino de Ciências, a partir de estudos sobre a temática, enfatizando o(a): discurso multimodal dos professores de ciências; uso de diferentes modos pelos alunos nas aulas de Ciências; multimodalidade e os recursos didáticos. Partimos da premissa de que os significados são negociados em interações sociais, as quais envolvem os múltiplos modos de comunicação disponíveis. Ademais, a aprendizagem de conceitos científicos não pode ser desvinculada da compreensão de como representar esses conceitos e do significado dessas representações, por isso requer representações múltiplas e representações multimodais. Um desafio para as pesquisas envolvendo a multimodalidade no Ensino de Ciências é considerar as diferentes possibilidades disponíveis com o avanço das tecnologias de informação e comunicação.

Referências

AINSWORTH, Shaaron.; PRAIN, Vaughan.; TYTLER, Russell. Drawing to learn in science.

Science, v. 333, n. 6046, p. 1096-1097, 2011.

ALMEIDA, Joyce Fernandes; KIILL, Keila Bossolani. Modelagem tridimensional: Reflexões

de futuros professores de Química para o ensino e aprendizagem da interação enzimasubstrato. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 282-304, 2019.

ASEM, Erica. A visão dos alunos sobre aquecimento global a partir do documentário verdade

inconveniente. Enseñanza de las Ciencias, n. extra, p. 1504-1509, 2009.

CAPPELLE, Vanessa; MUNFORD, Danusa. Desenhando e Escrevendo para Aprender

Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Alexandria: Revista em Educação em

ciência e tecnologia, v. 8, n. 2, p. 123-142, 2015.

COOPER, Melanie. M.; WILLIAMS, Leah. C.; UNDERWOOD, Sonia. Student

Understanding of Intermolecular Forces: A Multimodal Study. Journal of Chemical

Education, v. 92, n. 8, p. 1288-1298, 2015.

CORRÊA, Hércules Tôledo.; COSCARELLI, Carla. Multimodalidade. In: MILL, D. (Org).

Dicionário crítico de Educação e Tecnologias e de EAD. Campinas: Papirus, 2018. p.467-

DANIELSSON, Kristina. Modes and meaning in the classroom: The role of different

semioticresources to convey meaning in science classroom. Linguistics and Education, v. 35,

p. 88-99, 2016.

DISESSA, Andrea A. Metarepresentation: Native competence and targets for instruction.

Cognition and instruction, v. 22, n. 3, p. 293-331, 2004.

FRANZONI, Gilberto; LABURÚ, Carlos Eduardo.; SILVA, Osmar Henrique Moura. O

desenho como mediador representacional entre o experimento e esquema de circuitos

elétricos. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 6, n. 1, p. 33-43,

GILLEN, Julia. et al. Using the interactive whiteboard to resource continuity and support

multimodal teaching in a primary science classroom. Journal of Computer Assisted Learning,

v. 24, p. 348–358, 2008.

GIORDAN, Marcelo; SILVA-NETO, Arcelino Bezerra; AIZAWA, Alexandre. Relações

entre gestos e operações epistêmicas mediadas pela representação estrutural em aulas de

Química e suas implicações para a produção de significados. Química nova na escola, v. 37,

n. 1, p. 82-94, 2015.

JEWITT, Carey. The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London and New York:

Routledge, 2009.

JEWITT, Carey et al. Exploring Learning Through Visual, Actional and Linguistic

Communication: The multimodal environment of a science classroom. Educational Review, v.

, n. 1, p. 5-18, 2001.

JUSTI, Rosária. La enseñanza de ciencias basada en la elaboración de modelos. Enseñanza de

las ciencias, v. 24, n. 2, p. 173-184, 2006.

KENNEWELL, Steve. et al. Analysing the use of interactive technology to implement

interactive teaching. Journal of Computer Assisted Learning, v. 24, n. 1, p. 61-73, 2007.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary

communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design.

London and New York: Routledge, 1996.

LABURÚ, Carlos Eduardo; GOUVEIA, Amândio Augusto; BARROS, Marcelo Alves.

Estudo de circuitos elétricos por meio de desenhos dos alunos: Uma estratégia pedagógica

para explicitar as dificuldades conceituais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n.

, p. 24-47, 2009.

LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura. Multimodos e múltiplas

representações: Fundamentos e perspectivas semióticas para a aprendizagem de conceitos

científicos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 7-33, 2011a.

______. O laboratório didático a partir da perspectiva da multimodalidade representacional.

Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 721-734, 2011b.

LEMKE, Jay L. Teaching all the languages of science: Words, symbols, images, and actions.

Conference on Science Education, 1998, Barcelona.

______. The literacies of science. In: SAUL, E. W. (Ed.). Crossing borders in literacy and

science instruction: Perspectives on theory and practice. Newark: International Reading

Association and National Science Teachers Association, 2004. p.33-47.

MÁRQUEZ, Conxita; IZQUIERDO, Merce; ESPINET, Mariona. Comunicación multimodal

en la clase de ciencias: El ciclo del agua. Enseñanza de las ciencias, v. 21, n. 3, p. 371–386,

MARTINS, Diego et al. O papel dos modelos computacionais e das analogias na

aprendizagem do processo de interação fármaco-enzima no ensino fundamentado em

modelagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, n. u, p. 823-

, 2020.

MORO, Luciana et al. Influência de um terceiro modo semiótico na gesticulação de uma

professora de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1,

p. 9-32, 2015.

MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências:

Para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996.

MORTIMER, Eduardo Fleury et al. Interações entre modos semióticos e a construçãode

significados em aulas de ensino superior. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo

Horizonte), v. 16, n. 3, p. 121-146, 2014.

NERSESSIAN, Nancy J. Creating Scientific Concepts. Cambridge: Massachusetts Institute

of Technology, 2008.

O'HALLORAN, Kay. Historical changes in the semiotic landscape: From calculation to

computation. In: JEWITT, C. (Ed.). The Routledge handbook of multimodal analysis. London

and New York: Routledge, 2009. p.98-113.

PADILHA, Jackson Neo; CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Relações entre os gestos e as

palavras utilizadas durante a argumentação dos alunos em uma aula de conhecimento físico.

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 2, p. 25-40, 2011.

PEREIRA, Andrea Garcez; TERRAZAN, Eduardo Adolfo. A multimodalidade em textos de

popularização científica: Contribuições para o ensino de ciências para crianças. Ciência &

Educação, v. 17, n. 2, p. 489-503, 2011.

PICCININI, Cláudia; MARTINS, Isabel. Comunicação multimodal na sala de aula de

ciências: construindo sentidos com palavras e gestos. Ensaio Pesquisa em Educação em

Ciências (Belho Horizonte), v. 26, n. 1, p. 24-37, 2004.

PRAIN, Vaughan. Learning from writing in secondary science: Some theoretical and practical

implications. International Journal of Science Education, v. 28, n. 2-3, p. 179-201, 2006.

PRAIN, Vaughan; WALDRIP, Bruce. An Exploratory Study of Teachers’ and Students’ Use

of Multi‐modal Representations of Concepts in Primary Science. International Journal of

Science Education, v. 28, n. 15, p. 1843–1866, 2006.

QUADROS, Ana Luiza; GIORDAN, Marcelo. Rotas de transição modal e o ensino de

representações envolvidas no modelo cinético molecular. Investigações em Ensino de

Ciências, v. 24, n. 3, p. 74-100, 2019.

QUADROS, Ana Luiza; MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem Multimodal: as aulas do

professor de Ensino Superior. XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília 2010.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola

Editorial, 2012.

______. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

STREET, Brian. Literacy and multimodality. Unpublished paper. STIS Lecture: InterDisciplinary Seminars O Laboratório SEMIOTEC, da FALE/UFMG Faculdade de Letras,

Belo Horizonte, Brasil 2012.

TYTLER, Russell. et al. Drawing to reason and learn in science. Journal of Research in

Science Teaching, v. 57, n. 2, p. 209-231, 2019.

TYTLER, Russell.; PRAIN, Vaughan.; PETERSON, Suzanne. Representational Issues in

Students Learning About Evaporation. Research in Science Education, v. 37, n. 3, p. 313–

, 2007.

WALDRIP, Bruce.; PRAIN, Vaughan.; CAROLAN, Jim. Learning Junior Secondary Science

through Multi-Modal Representations. Electronic Journal of Science Education, v. 11, n. 1, p.

-107, 2006.

______. Using Multi-Modal Representations to Improve Learning in Junior Secondary

Science. Research in Science Education, v. 40, p. 65-80, 2010.

YORI, Larry. D.; HAND, Brian. Epilogue: Plotting a Research Agenda for Multiple

Representations, Multiple Modality, and Multimodal Representational Competency. Research

in Science Education, v. 40, p. 93–101, 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-28 — Atualizado em 2023-01-04

Versões

Como Citar

ANASTÁCIO OLIVEIRA, Thais Mara; MOZZER, Nilmara Braga. ALÉM DAS PALAVRAS: Um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 44–58, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.12392. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/12392. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.