Educação física e saúde: nível de conhecimento de estudantes do primeiro período do curso de educação física

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa
  • Bruna Melo Silva UFV
  • Amanda Clara Barbosa de Souza Assis UFV

DOI:

https://doi.org/10.70860/abef.25950096v74656

Palavras-chave:

Educação Física, Saúde, Educação Básica

Resumo

O estudo objetivou analisar e identificar o nível de conhecimento sobre temas relacionados à saúde, em interface com a área da Educação Física, de estudantes matriculados no 1º período do curso. A partir dos dados coletados, por meio de um questionário aplicado a 63 estudantes, foi possível afirmar que os participantes, em sua maioria, apresentaram conhecimento nos itens considerados nesta investigação. Evidencia-se que o ambiente educacional possibilitado nas escolas possui os requisitos necessários para ser o momento de partida na busca pelo conhecimento em saúde, entre outras maneiras, através de ações de educação e promoção da saúde com relação aos bons hábitos saudáveis como a prática de atividade física.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-American University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residência Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Bruna Melo Silva, UFV

Licenciada em Educação Física pela UFV.

Academica do Curso de Bacharelado em Educação F´ísica pela UFV

Bolsista do GEPPEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física

Amanda Clara Barbosa de Souza Assis , UFV

Licenciada em Educação Física pela UFV.

Academica do Curso de Bacharelado em Educação F´ísica pela UFV

Bolsista do GEPPEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

Antônio Paixão, J., Silva, B. M., & Assis , A. C. B. de S. (2024). Educação física e saúde: nível de conhecimento de estudantes do primeiro período do curso de educação física. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 7, 46–56. https://doi.org/10.70860/abef.25950096v74656

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