Influência das atividades aquáticas no equilíbrio funcional de crianças com paralisia cerebral

Auteurs-es

  • Helen Fogaça Universidade Paulista, Alphaville, São Paulo, Brazil
  • Priscilla Augusta Monteiro Ferronato Universidade Paulista, Alphaville, São Paulo, Brazil
  • Ricardo Muotri Universidade Paulista, Alphaville, São Paulo, Brazil

DOI :

https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v4n1p134146

Mots-clés :

Paralisia cerebral, Equilíbrio, Paralisia Cerebral

Résumé

Objetivo: o presente estudo tem como objetivo investigar se um programa de atividades aquáticas interfere no equilíbrio estático e dinâmico de crianças com paralisia cerebral. Método: a investigação foi realizada por meio da Escala de Equilíbrio de Berg, onde foi mensurado o grau de equilíbrio estático e dinâmico de 20 escolares com paralisia cerebral praticantes de atividades aquáticas, com idades entre 5 e 20 anos. O teste foi realizado em 2 momentos (início e após 2 meses de prática) na associação sem fins lucrativos “Comunidade de Amor Rainha da Paz” - Sta Parnaíba - SP, pela manhã. Resultados: as análises descritivas identificaram que crianças com paralisia cerebral que praticam atividades aquáticas parecem apresentar melhora no equilíbrio. Conclusão: desta forma, crianças com paralisia cerebral consideradas ativas e praticantes de atividades aquáticas apresentam menor déficit de equilíbrio estático e dinâmico, o que pode contribuir para a prevenção de quedas, melhorar a postura, concentração e socialização.

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Publié-e

2021-10-05

Comment citer

Fogaça, H., Monteiro Ferronato, P. A., & Muotri, R. (2021). Influência das atividades aquáticas no equilíbrio funcional de crianças com paralisia cerebral. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 4(1), 134–146. https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v4n1p134146

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