Desenvolvimento de crianças pré-escolares e atividade física
DOI :
https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.410913Mots-clés :
Pré-escolares, Desenvolvimento cognitivo, Atividade físicaRésumé
Crescimento e desenvolvimento são conceitos muitas vezes utilizados como sinônimos. Entretanto, crescimento refere-se ao aumento no tamanho ou na quantidade de células e desenvolvimento, por outro lado, tem conceito mais amplo, pode ser considerado na perspectiva física, social, emocional, motora e cognitiva. Mensurar o desenvolvimento envolve a compreensão do que seu conceito implica, sensibilidade para compreender sua amplitude e coerência com a população estudada. O objetivo deste texto é realizar uma reflexão sobre as evidências entre atividade física entre pré-escolares e as lacunas ainda existentes.
Références
Referências
Carson V, Hunter S, Kuzik N, Wiebe SA, Spence JC, Friedman A, Tremblay MS, Slater L, Hinkley T, Systematic review of physical activity and cognitive development in early childhood, Journal of Science and Medicine in Sport (2015), http://dx.doi.org/10.1016/j.jsams.2015.07.011 .
Jackson WM, Davis N, Sands SA, Whittington RA, Sun LS. Physical activity and cognitive development: a meta-analysis (2016). Journal of neurosurgical anesthesiology, 28(4), 373-380.
Zeng N, Ayyub M, Sun H, Wen X, Xiang P, Gao Z. Effects of physical activity on motor skills and cognitive development in early childhood: a systematic review (2017). BioMed research international, https://doi.org/10.1155/2017/2760716 .
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).