Projeto “Multiplicando o Saber” do Sesc-DF: um relato de promoção do processo de envelhecimento saudável a partir de experiência profissional na área do Serviço Social
DOI :
https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v2n1p73.2019Mots-clés :
Envelhecimento, Serviço social, Participação socialRésumé
O presente relato tem como objetivo demonstrar os benefícios que o projeto “Multiplicando o Saber” do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) proporciona para o processo de envelhecimento saudável a partir de experiência profissional na área de Serviço Social. Esboça uma análise de proposições que conduzem ao desenvolvimento de habilidades por meio de técnicas artesanais ao mesmo tempo que viabiliza ações socioeducativas reflexivas com vistas ao fortalecimento de cidadãos com participação social ativa e autônoma. Trata-se de um estudo descritivo em formato de relato de experiência e coleta de dados por meio de instrumental avaliativo com 5 (cinco) participantes do grupo de convivência de idosos, denominado Grupo dos Mais Vividos, na faixa etária de 61 a 79 anos. Evidenciou-se como elemento conclusivo a construção do pensamento e argumentações destacadas por cada idosa no decorrer do processo reflexivo por intermédio de mediação de assistente social, que demonstra a relevância da atuação frente às novas configurações do envelhecimento, pois esse profissional possui em sua essência postura, compromisso e sustentação de suas ações balizadas pelos princípios fundamentais em defesa da construção de uma sociedade mais humana e justa. Por meio de uma prática intencional direcionada ao enfrentamento crítico da realidade, o idoso é orientado a desenvolver seu potencial a fim de que ele observe as relações sociais que permeiam a vida em sociedade com maior criticidade, e de maneira que suas escolhas, atitudes e pensamentos gerem um modo de viver ativo e bem-sucedido
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