Terceira idade e saúde mental: Contribuições da psicologia para a saúde mental no projeto Feliz Idade
Contribuições da psicologia para a saúde mental no projeto Feliz Idade
DOI :
https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v1n2p37.2018Mots-clés :
Terceira idade, saúde mental, psicologia.Résumé
O objetivo deste trabalho foi promover a saúde mental e qualidade de vida, assim como realizar integração social e oportunizar autonomia aos idosos participantes do Projeto Feliz Idade, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal em Cacoal/RO. Este estudo consiste em um relato de experiência vivenciado pelas acadêmicas junto às intervenções neste projeto. Através da observação e da escuta terapêutica realizada, observou-se a frequente ocorrência de pensamentos, emoções e comportamentos indicativos de transtornos depressivos nos participantes do projeto. Identificou-se também que as condições socioeconômicas, estilos de vida, doenças crônicas, perdas e habilidades sociais como fatores de influência nos sintomas depressivos dos participantes. Pode-se ainda observar que, apesar de esses fatores serem constantes e intensos na vida dos idosos, grande parte dos participantes do projeto utiliza do suporte social e do pensamento religioso como estratégias de enfretamento. Contudo as mesmas não se fazem suficientes nesse processo, explicitando a necessidade de atuação de profissionais da saúde neste contexto. Portanto, perceber-se através das intervenções realizadas a importância do convívio social para a formação de representações positivas a respeito da velhice, como também, a necessidade de oferta deste tipo de intervenção por parte do poder público a esta população, especialmente visando sua reinserção social; cabendo ao psicólogo neste contexto de promoção de saúde mental dos idosos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).