A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE PÚBICA E PRIVADA DE CATOLÉ DO ROCHA-PB
DOI:
https://doi.org/10.20873/abef.v1i1.4931Palavras-chave:
Qualidade de vida. Professores. Educação Física.Resumo
O estilo de vida dos professores de Educação Física, as longas jornadas de trabalho e os baixos salários, faz com que esses profissionais tenham fixação pelo trabalho impactando na saúde e na qualidade de vida. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a qualidade de vida dos professores de Educação Física escolar da rede pública e privada de Catolé do Rocha-PB. Trata-se de uma pesquisa direta, de campo e de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa professores de Educação Física da rede pública e privada da cidade de Catolé do Rocha-PB. Como instrumento da pesquisa, utilizou-se o questionário The Medical Outcomes Study 36 – Short Form Health Survey (SF-36). Observa-se que a maioria dos dados adquiridos em cada domínio não alcança o valor de 100 que é dado como melhor saúde. Porém tem-se a capacidade funcional (93), a limitação aspecto físico (80) e a dor (63,2) como bons valores quanto a saúde do professor da rede privada. Já na rede pública apenas os domínios da capacidade funcional (65) e da dor (63,2). Já os domínios da dor, do estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, limitação dos aspectos emocionais e a saúde mental tiveram um equilíbrio entre os professores das instituições públicas e privadas. Assim, esta pesquisa constatou que a amostra estudada tem uma percepção mediana quanto a sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Professores. Educação Física.
Referências
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Promoção de la salud: glossário. Genebra: OMS; 1998.
SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de Vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Caderno Saúde Pública, v. 20, n. 2, p. 580-588, 2004.
WONG, Wong S.; CHANG, Simon T. M.; FUNG, Vivian B. K.; FIELDING, Richard. The differential mediating effects of pain and depression on the physical and mental dimension of quality of life in Hong Kong Chinese adults. Health Qual Life Outcomes, v.8, p. 1-6, 2010.
AMORIM, Rodrigo Oliveira; NASCIMENTO, Bianca Bueno; KRUG, Marília Rosso; NASCIMENTO, Karine Bueno. Qualidade de vida e nível de atividade de professores da rede municipal de ensino do município de Cruz Alta, RS. EFdesportes.com, Revista digital, v. 152, 2014.
ALMEIDA, Daurilene Rodrigues Sodré; LIMA, David Couto Aaraújo. Nível de atividade física da rede pública de ensino de Taguatinga-DF. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia). Licenciatura em Educação Física, Universidade Católica de Brasília; Brasília, 2014.
FOLLE, Alexandra; FARIAS, Gustavo. Nível de qualidade de vida a atividade física de professores de escolas públicas estaduais da cidade de Palhoça (SC). Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 1, p. 11-21, 2012
MINAYO, Maria Cecília de Sousa, GOMES, Suely Ferreira Deslandes. Pesquisa social. 30. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
CICONELLI, Rozana Maria. Tradução para o português e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida. 1997. 148f. Tese (doutorado). Doutorado em Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM), São Paulo, 1997.
WARE, John E.; SHERBONE, Cathy Donald. The Mos 36 – Item Short – Form Health Survey (SF-36): I. Conceptual Frameworl and Item selection. Medical Care, v. 30, n. 6, p. 473-483, 1992.
ABREU, Isabella Schroeder. Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em hemodiálise no município de Guarapuava-PR. 2005. 83f. dissertação (mestrado). Mestrado em enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.
ROCHA, Vera Maria; FERNANDES, Marcos Henrique. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental: uma perspectiva para a formação da saúde do trabalhador. J Bras Psiquiatria, v. 57, n. 1, p. 23-27, 2008.
SILVEIRA, Rodrigo Eurípede; REIS, Nayara Araújo; SANTOS, Alvaro da Silva; BORGES, Maritza Rodrigues. Qualidade de vida de docentes do ensino fundamental de um município brasileiro. Revista de enfermagem referência, n. 4, p. 115-123, 2011.
ROCHA, Sandra de Sousa Lima; FELLI, Vanda Elisa Andres. Qualidade de vida no trabalho docente em enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem, n. 12, p. 28-35, 2004.
MARTINS, Marcelle de Oliveira. Estudo dos fatores determinantes da prática de atividades físicas de professores universitários. 2005. 183f. Dissertação (mestrado). Mestrado em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, 2000.
GONÇALVES, C. G. O.; PENTEADO, R. Z.; SILVÉRIO, K. C. A. Fonoaudiologia e saúde do trabalhador: a questão da saúde vocal do professor. Saúde em Revista, v. 7, n. 15, p. 45-51, 2005.
MEIRA, Thiago Raphael Martins; CARDOSO, Jefferson Paixão; VILELA, Alba Benemérita Alves, AMORIM, Camila Rego; ROCHA, Saulo Vasconcelos; ANDRADE, Ariane Nepomuceno; FREIRE, Daíla Santos. Percepção de professores sobre trabalho docente e repercussões sobre sua saúde. Rev. Bras. Promoç. Saúde, v.27, n. 2, p. 276-282, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).