A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE PÚBICA E PRIVADA DE CATOLÉ DO ROCHA-PB
DOI:
https://doi.org/10.20873/abef.v1i1.4931Keywords:
Qualidade de vida. Professores. Educação Física.Abstract
O estilo de vida dos professores de Educação Física, as longas jornadas de trabalho e os baixos salários, faz com que esses profissionais tenham fixação pelo trabalho impactando na saúde e na qualidade de vida. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a qualidade de vida dos professores de Educação Física escolar da rede pública e privada de Catolé do Rocha-PB. Trata-se de uma pesquisa direta, de campo e de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa professores de Educação Física da rede pública e privada da cidade de Catolé do Rocha-PB. Como instrumento da pesquisa, utilizou-se o questionário The Medical Outcomes Study 36 – Short Form Health Survey (SF-36). Observa-se que a maioria dos dados adquiridos em cada domínio não alcança o valor de 100 que é dado como melhor saúde. Porém tem-se a capacidade funcional (93), a limitação aspecto físico (80) e a dor (63,2) como bons valores quanto a saúde do professor da rede privada. Já na rede pública apenas os domínios da capacidade funcional (65) e da dor (63,2). Já os domínios da dor, do estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, limitação dos aspectos emocionais e a saúde mental tiveram um equilíbrio entre os professores das instituições públicas e privadas. Assim, esta pesquisa constatou que a amostra estudada tem uma percepção mediana quanto a sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Professores. Educação Física.
References
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Promoção de la salud: glossário. Genebra: OMS; 1998.
SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de Vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Caderno Saúde Pública, v. 20, n. 2, p. 580-588, 2004.
WONG, Wong S.; CHANG, Simon T. M.; FUNG, Vivian B. K.; FIELDING, Richard. The differential mediating effects of pain and depression on the physical and mental dimension of quality of life in Hong Kong Chinese adults. Health Qual Life Outcomes, v.8, p. 1-6, 2010.
AMORIM, Rodrigo Oliveira; NASCIMENTO, Bianca Bueno; KRUG, Marília Rosso; NASCIMENTO, Karine Bueno. Qualidade de vida e nível de atividade de professores da rede municipal de ensino do município de Cruz Alta, RS. EFdesportes.com, Revista digital, v. 152, 2014.
ALMEIDA, Daurilene Rodrigues Sodré; LIMA, David Couto Aaraújo. Nível de atividade física da rede pública de ensino de Taguatinga-DF. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia). Licenciatura em Educação Física, Universidade Católica de Brasília; Brasília, 2014.
FOLLE, Alexandra; FARIAS, Gustavo. Nível de qualidade de vida a atividade física de professores de escolas públicas estaduais da cidade de Palhoça (SC). Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 1, p. 11-21, 2012
MINAYO, Maria Cecília de Sousa, GOMES, Suely Ferreira Deslandes. Pesquisa social. 30. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
CICONELLI, Rozana Maria. Tradução para o português e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida. 1997. 148f. Tese (doutorado). Doutorado em Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM), São Paulo, 1997.
WARE, John E.; SHERBONE, Cathy Donald. The Mos 36 – Item Short – Form Health Survey (SF-36): I. Conceptual Frameworl and Item selection. Medical Care, v. 30, n. 6, p. 473-483, 1992.
ABREU, Isabella Schroeder. Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em hemodiálise no município de Guarapuava-PR. 2005. 83f. dissertação (mestrado). Mestrado em enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.
ROCHA, Vera Maria; FERNANDES, Marcos Henrique. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental: uma perspectiva para a formação da saúde do trabalhador. J Bras Psiquiatria, v. 57, n. 1, p. 23-27, 2008.
SILVEIRA, Rodrigo Eurípede; REIS, Nayara Araújo; SANTOS, Alvaro da Silva; BORGES, Maritza Rodrigues. Qualidade de vida de docentes do ensino fundamental de um município brasileiro. Revista de enfermagem referência, n. 4, p. 115-123, 2011.
ROCHA, Sandra de Sousa Lima; FELLI, Vanda Elisa Andres. Qualidade de vida no trabalho docente em enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem, n. 12, p. 28-35, 2004.
MARTINS, Marcelle de Oliveira. Estudo dos fatores determinantes da prática de atividades físicas de professores universitários. 2005. 183f. Dissertação (mestrado). Mestrado em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, 2000.
GONÇALVES, C. G. O.; PENTEADO, R. Z.; SILVÉRIO, K. C. A. Fonoaudiologia e saúde do trabalhador: a questão da saúde vocal do professor. Saúde em Revista, v. 7, n. 15, p. 45-51, 2005.
MEIRA, Thiago Raphael Martins; CARDOSO, Jefferson Paixão; VILELA, Alba Benemérita Alves, AMORIM, Camila Rego; ROCHA, Saulo Vasconcelos; ANDRADE, Ariane Nepomuceno; FREIRE, Daíla Santos. Percepção de professores sobre trabalho docente e repercussões sobre sua saúde. Rev. Bras. Promoç. Saúde, v.27, n. 2, p. 276-282, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).