Os dirigentes desportivos em Portugal:
Estudo sobre a modalidade de hóquei em patins
DOI:
https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v2n1p40.2019Palavras-chave:
Hóquei em Patins; Gestão de Recursos Humanos; Direção e Gestão Desportiva; Administração e Gestão do Esporte.Resumo
A realização deste estudo tem como objetivo encontrar respostas sobre a formação académica dos dirigentes desportivos de Hóquei em Patins da primeira e segundas divisões, bem como outros dados interessantes que possamos recolher, afim de termos uma análise mais detalhada da classe. Esta questão é importante para que possamos perceber o estado atual da modalidade e, com isso, ser possível elaborar por parte das entidades competentes, um planeamento que permita melhoramentos a todos os níveis e resulte na evolução do Hóquei em Patins.
O método adotado para responder às questões da investigação consistiu num questionário online semiestruturado através da plataforma Google Forms®, dividido em cinco partes: dados do inquirido, a formação e experiência do mesmo, as dificuldades no desempenho da função, os objetivos do clube e importância da formação académica.
Como principais resultados, foi possível aferir que os dirigentes desportivos do Hóquei em Patins, carecem de formação académica, não tendo deste modo competências basilares e conhecimentos para o correto desempenho da sua função.
Foram encontradas diversas dificuldades, nomeadamente de ordem financeira, o que limita em parte o trabalho dos dirigentes desportivos, que na grande maioria dos casos não são profissionais.
Como principal conclusão da investigação, destaca-se que os dirigentes desportivos consideram a formação académica como algo importante para o desempenho da sua função, no entanto, não consideram importante o suficiente para que os force a procurar atualizarem-se em relação a determinadas matérias importantes para a gestão desportiva.
Referências
Hoye, R., Smith, A., Nicholson, M., Stewart, B. (2018). Sport Management – Principles and Applications. Fifth Edition. Routledge. New York
Correia, A. (2000). Estratégias das Federações Desportivas - Estudo das principais federações portuguesas do ciclo olímpico de 1993 a 1996. Lisboa, Edição Centro de Estudos e Formação Desportiva.
Bento, J. (1998): Desporto e Humanismo - o campo do possível. Ed. Uerj, Rio de Janeiro.
Fahlén, J., Stenling, S. (2018). (Re)conceptualizing institutional change in sport management contexts: the unintended consequences of sport organizations’ everyday organizational life, European Sport Management Quarterly, ISSN: 1618-4742.
Gallén, C. (1991). Evolución histórica del Hockey sobre Patines. Apunts: Educació Física i Esports, 23, pp. 77-85.
Gayo, A. (1992). El componente táctico-estratégico en Hockey sobre Patines - Aproximación conceptual. Cadernos técnico-pedagógicos do INEF – Galicia, La Coruña.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).