AS SITUAÇÕES INTERACIONAIS DA LÍNGUA EM USO
ANÁLISE DA RECORRÊNCIA DO INTERNETÊS NO COTIDIANO ATUAL EM CONTEXTO AMAZÔNICO MATOGROSSENSE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n2p211-228Palavras-chave:
Sociolinguística Variacionista, Processos Identitários, Sociedade moderna, InternetêsResumo
Este artigo apresenta resultados de uma investigação que tem o objetivo de investigar, por intermédio da Sociolinguística Variacionista, os processos identitários dos sujeitos, na sociedade moderna (BAUMAN, 2005), tendo em vista a evolução da globalização no mundo atual. Neste estudo, o formulário foi aplicado para 16 sujeitos com faixa etária entre 18-40 anos, sendo 8 do gênero feminino e igual número para masculino. Ampara-se teoricamente em pressupostos Sociolinguísticos (BORTONI-RICARDO, 2011; LABOV, 2007; TARALLO, 2007), dentre outros). Pode-se inferir que o internetês tem a adesão da maioria dos sujeitos, que o utiliza como meio de interação.
Downloads
Referências
ALÉCIO, Priscila Ferreira. UM(A) DEFICIENTE FÍSICO(A), UM(A) CIDADÃO(Ã) COM DIREITOS IGUAIS: para/sobre os direitos e a inclusão dos deficientes pelo viés da Sociolinguística. Revista Rep´s. Sinop, v. 11, n. 2 (29. ed.), p. 527-540, ago./dez. 2020 ISSN 2236-3165. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: set. 2020.
ALKMIM, Tania Maria. Sociolinguística: Parte 1. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (Orgs). Introdução à Linguística: Domínios e fronteiras – Volume 1, 9ª edição, São Paulo: Cortez, 2012.
BAGNO, Marcos. Objeto Língua. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
BAKHTIN, Mikael. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Sindicato Nacional de Editores de Livros, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. 1. ed., 1. Reimpressão, São Paulo: Contexto, 2017.
COELHO. Izete Lehmkul et.al. Para conhecer a sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
FALCHETTI, Sirlei Ana. Transformações socioculturais e espaciais no norte do estado de Mato Grosso – um processo de colonialidade. Tempo da Ciência, v. 36, p. 49-71, jul/dez. 2011. Disponível em: http://erevista. unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/viewFile/9042/6613. Acesso em: 06 jun. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 11º edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LABOV, William. Sociolinguística: uma entrevista com William Labov. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL. Vol. 5, n. 9, agosto de 2007. Tradução de Gabriel de Ávila Othero. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].
LEMKE, J. L. Letramento midiático: transformando significados e mídias. In: Trab. Ling. Aplic., Campinas, 49 (2): 455-479, Jul./Dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-18132010000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2020.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.
MOLLON, Newton Duarte; VIANNA, Rodolfo. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada / The Bakhtin Circle and Applied Linguistics. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 142-165, Jul./Dec. 2012.
MONTE MÓR, W. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MÓR, W. (Orgs). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas-SP: Pontes, 2017. p. 267-286.
OLIVEIRA, Débora Santos. LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELEVÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: uma reflexão acerca do apagamento dos estudos da língua no curso de Ciências Contábeis no município de Sinop. Revista Rep´s. Sinop, v. 11, n. 2 (29. ed.), p. 401- 418, ago./dez. 2020 ISSN 2236-3165 Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: set. 2020.
PESSANHA, Ana Paula Bahia; SILVA, Solimar Patriota. A produção textual e as novas tecnologias: o uso de blogs para a escrita colaborativa. Rio de Janeiro. Revista Escrita, 2012.
ROJO, R. Letramento(s): práticas de letramento em diferentes contextos. In: _______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. Cap. 6, p. 95-123.
ROJO, Roxane. Escola conectada os multiletramentos e as TICs. 1ª edição. São Paulo: Parábola, 2013.
TARALLO, Fernando. A pesquisa Sociolinguística. 8ª edição - São Paulo: ÀTICA, 2007.
TOMÉ, Cristinne Leus; ROHDEN, Josiane Brolo. O discurso do progresso e a educação na história de Sinop - Mato Grosso: “como é bom alargar fronteiras de nossa pátria”.Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.312-334. ISSN 1414-3518. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/67292. Acesso em dez. de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.