IRONIA EM PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA
UMA ANÁLISE DA CRÔNICA EM SINAL DE PROTESTO PELA FALTA DE LIBERDADE DE UM MUNDO LIVRE, DE MILLÔR FERNANDES
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19593Palavras-chave:
Linguística Cognitiva, Ironia, CrônicaResumo
O objetivo desse artigo é analisar a ironia na crônica Em sinal de protesto pela falta de liberdade de um mundo livre, de Millôr Fernandes, tomando como base a Linguística Cognitiva. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a manifestação da ironia na crônica tem uma função crítica na defesa de um ponto de vista. Para a construção dessa crítica, são usados recursos como o humor, o exagero, a criação de cenários inusitados, que normalmente são dissociados das expectativas e padrões estabelecidos como recorrentes no mundo sociofísico
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
BERGEN, Benjamin Keith; CHANG, Nancy Clary. Embodied Construction Grammar in Simulation-Based Language Understanding. 2003. Disponível em: https://www.icsi.berkeley.edu/~nchang/pubs/ecg.pdf. Acesso em: 30 abr. 2015.
BURGERS, Christian. Verbal irony: Use and effects in written discourse, [Doctoral Dissertation], Radboud University. 2010.
COLSTON, Herbert Leonard. On necessary conditions for verbal irony comprehension. In: GIBBS, Raymond William Jr.; COLSTON, Herbert L. Irony in language and thought: a cognitive science reader. 1. ed. New York; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
FERNANDES, Millôr. Lições de um ignorante. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FERRARI, Lilian. Construções condicionais e a negociação de perspectivas epistêmicas na interação entre professores. Revista do GELNE, [S. l.], Ano 1, n.1, p. 79-82, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9285. Acesso em: 7 jun. 2025.
FERRARI, Lilian. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.
GIBBS, Raymond William Jr. The poetics of mind: figurative thought, language and understanding. Cambridge, University Press, 1994.
GIBBS, Raymond William JR.; COLSTON, Herbert L. Irony in language and thought: a cognitive science reader. New York; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
GIBBS, Raymond William. JR. Irony in Talk Among Friends. In: GIBBS, Raymond William JR.; COLSTON, Hertbert Leornard. Irony in language and thought: a cognitive science reader. New York; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
GIORA, Rachel F. O. Irony: context and salience. In: GIBBS, Raymond William Jr.; COLSTON, Herbert Leonard. Irony in language and thought: a cognitive science reader. 1. ed. Nova Iorque; London: Routledge, 2007.
GRICE, Herbert Paul. Logic and conversation. In: COLE, Peter; MORGAN, James (eds). Syntax and semantics 3: speech acts. New York: Academic Press, 1975. p. 53.
HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Tradução de Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
JOHNSON, Mark. The body in the mind: the bodily bases of meaning, imagination, and reason. The University of Chicago Press, London, 1987.
KERCKHOVE, Derrick de. E-motividade: o impacto social da Internet como um sistema límbico. Matrizes [en linea], v. 9, n. 1, p. 53-65, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p53-65. Disponível em: https://revistas.usp.br/matrizes/article/view/100673. Acesso em: 7 jun. 2025.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
SEIXAS, Netília Silva dos Anjos. Jornalismo e ironia: produção de sentido em jornais impressos no Brasil–Recife. 2006. 271f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Recife, 2006.
SOREA, Daniela. Pragmatics: some cognitive perspectives. Contemporary Literature Press. The University of Bucharest, in conjunction with The British Council and The Romanian Cultural Institute, 2012.
SPERBER, Dan R.; WILSON, Deirdre. Communication and Cognition. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EntreLetras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.