IRONIA EM PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA
UMA ANÁLISE DA CRÔNICA EM SINAL DE PROTESTO PELA FALTA DE LIBERDADE DE UM MUNDO LIVRE, DE MILLÔR FERNANDES
DOI :
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19593Mots-clés :
Linguística Cognitiva, Ironia, CrônicaRésumé
O objetivo desse artigo é analisar a ironia na crônica Em sinal de protesto pela falta de liberdade de um mundo livre, de Millôr Fernandes, tomando como base a Linguística Cognitiva. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a manifestação da ironia na crônica tem uma função crítica na defesa de um ponto de vista. Para a construção dessa crítica, são usados recursos como o humor, o exagero, a criação de cenários inusitados, que normalmente são dissociados das expectativas e padrões estabelecidos como recorrentes no mundo sociofísico
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
BERGEN, Benjamin Keith; CHANG, Nancy Clary. Embodied Construction Grammar in Simulation-Based Language Understanding. 2003. Disponível em: https://www.icsi.berkeley.edu/~nchang/pubs/ecg.pdf. Acesso em: 30 abr. 2015.
BURGERS, Christian. Verbal irony: Use and effects in written discourse, [Doctoral Dissertation], Radboud University. 2010.
COLSTON, Herbert Leonard. On necessary conditions for verbal irony comprehension. In: GIBBS, Raymond William Jr.; COLSTON, Herbert L. Irony in language and thought: a cognitive science reader. 1. ed. New York; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
FERNANDES, Millôr. Lições de um ignorante. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FERRARI, Lilian. Construções condicionais e a negociação de perspectivas epistêmicas na interação entre professores. Revista do GELNE, [S. l.], Ano 1, n.1, p. 79-82, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9285. Acesso em: 7 jun. 2025.
FERRARI, Lilian. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.
GIBBS, Raymond William Jr. The poetics of mind: figurative thought, language and understanding. Cambridge, University Press, 1994.
GIBBS, Raymond William JR.; COLSTON, Herbert L. Irony in language and thought: a cognitive science reader. New York; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
GIBBS, Raymond William. JR. Irony in Talk Among Friends. In: GIBBS, Raymond William JR.; COLSTON, Hertbert Leornard. Irony in language and thought: a cognitive science reader. New York; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
GIORA, Rachel F. O. Irony: context and salience. In: GIBBS, Raymond William Jr.; COLSTON, Herbert Leonard. Irony in language and thought: a cognitive science reader. 1. ed. Nova Iorque; London: Routledge, 2007.
GRICE, Herbert Paul. Logic and conversation. In: COLE, Peter; MORGAN, James (eds). Syntax and semantics 3: speech acts. New York: Academic Press, 1975. p. 53.
HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Tradução de Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
JOHNSON, Mark. The body in the mind: the bodily bases of meaning, imagination, and reason. The University of Chicago Press, London, 1987.
KERCKHOVE, Derrick de. E-motividade: o impacto social da Internet como um sistema límbico. Matrizes [en linea], v. 9, n. 1, p. 53-65, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p53-65. Disponível em: https://revistas.usp.br/matrizes/article/view/100673. Acesso em: 7 jun. 2025.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
SEIXAS, Netília Silva dos Anjos. Jornalismo e ironia: produção de sentido em jornais impressos no Brasil–Recife. 2006. 271f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Recife, 2006.
SOREA, Daniela. Pragmatics: some cognitive perspectives. Contemporary Literature Press. The University of Bucharest, in conjunction with The British Council and The Romanian Cultural Institute, 2012.
SPERBER, Dan R.; WILSON, Deirdre. Communication and Cognition. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1986.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.