IRONIA EM PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA

UMA ANÁLISE DA CRÔNICA EM SINAL DE PROTESTO PELA FALTA DE LIBERDADE DE UM MUNDO LIVRE, DE MILLÔR FERNANDES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19593

Mots-clés :

Linguística Cognitiva, Ironia, Crônica

Résumé

O objetivo desse artigo é analisar a ironia na crônica Em sinal de protesto pela falta de liberdade de um mundo livre, de Millôr Fernandes, tomando como base a Linguística Cognitiva. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a manifestação da ironia na crônica tem uma função crítica na defesa de um ponto de vista. Para a construção dessa crítica, são usados recursos como o humor, o exagero, a criação de cenários inusitados, que normalmente são dissociados das expectativas e padrões estabelecidos como recorrentes no mundo sociofísico

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Eliane das Dores Martins da Cruz, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Estudos Linguísticos, pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Especialista em Orientação Educacional pela FABEC (Faculdade Brasileira de Educação e Cultura). Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português Inglês, pela UEG (Universidade Estadual de Goiás Unu Cora Coralina) e em Pedagogia pela Faculdade Maúa. Desenvolve pesquisas voltadas para o Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Tem experiência de aproximadamente 25 anos na Educação básica e 9 anos no Ensino Superior desenvolvendo as funções de docente nas modalidades a distância e presencial. Possui ainda, experiência em Coordenação Pedagógica em ambientes educacionais do estado de Goiás e Município de Aparecida de Goiânia. Atualmente atua no ensino fundamental I, na Escola Municipal Cidade Satélite, Aparecida de Goiânia, coordena o curso de Pedagogia, ministra aulas das disciplinas de Comunicação e Expressão, Metodologia do Trabalho Científico e Estágio Supervisionado (Pedagogia) para as graduações da FAS (Faculdade Sensu).

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Letras e Linguística. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG). Desenvolve pesquisa e orienta trabalhos sobre descrição do Português Brasileiro, numa perspectiva cognitivo-funcional. Integrante do Grupo de Estudos Funcionalistas da (UFG) e membro colaborador do Grupo de Estudos em funcionalismo da (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Análise Linguística e Cognição (PALCO/UFC).

Warlete Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGLL) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO, Brasil. Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pesquisas na área de Estudos Linguísticos.

Références

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

BERGEN, Benjamin Keith; CHANG, Nancy Clary. Embodied Construction Grammar in Simulation-Based Language Understanding. 2003. Disponível em: https://www.icsi.berkeley.edu/~nchang/pubs/ecg.pdf. Acesso em: 30 abr. 2015.

BURGERS, Christian. Verbal irony: Use and effects in written discourse, [Doctoral Dissertation], Radboud University. 2010.

COLSTON, Herbert Leonard. On necessary conditions for verbal irony comprehension. In: GIBBS, Raymond William Jr.; COLSTON, Herbert L. Irony in language and thought: a cognitive science reader. 1. ed. New York; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.

FERNANDES, Millôr. Lições de um ignorante. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FERRARI, Lilian. Construções condicionais e a negociação de perspectivas epistêmicas na interação entre professores. Revista do GELNE, [S. l.], Ano 1, n.1, p. 79-82, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9285. Acesso em: 7 jun. 2025.

FERRARI, Lilian. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.

GIBBS, Raymond William Jr. The poetics of mind: figurative thought, language and understanding. Cambridge, University Press, 1994.

GIBBS, Raymond William JR.; COLSTON, Herbert L. Irony in language and thought: a cognitive science reader. New York; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.

GIBBS, Raymond William. JR. Irony in Talk Among Friends. In: GIBBS, Raymond William JR.; COLSTON, Hertbert Leornard. Irony in language and thought: a cognitive science reader. New York; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.

GIORA, Rachel F. O. Irony: context and salience. In: GIBBS, Raymond William Jr.; COLSTON, Herbert Leonard. Irony in language and thought: a cognitive science reader. 1. ed. Nova Iorque; London: Routledge, 2007.

GRICE, Herbert Paul. Logic and conversation. In: COLE, Peter; MORGAN, James (eds). Syntax and semantics 3: speech acts. New York: Academic Press, 1975. p. 53.

HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Tradução de Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.

JOHNSON, Mark. The body in the mind: the bodily bases of meaning, imagination, and reason. The University of Chicago Press, London, 1987.

KERCKHOVE, Derrick de. E-motividade: o impacto social da Internet como um sistema límbico. Matrizes [en linea], v. 9, n. 1, p. 53-65, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p53-65. Disponível em: https://revistas.usp.br/matrizes/article/view/100673. Acesso em: 7 jun. 2025.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

SEIXAS, Netília Silva dos Anjos. Jornalismo e ironia: produção de sentido em jornais impressos no Brasil–Recife. 2006. 271f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Recife, 2006.

SOREA, Daniela. Pragmatics: some cognitive perspectives. Contemporary Literature Press. The University of Bucharest, in conjunction with The British Council and The Romanian Cultural Institute, 2012.

SPERBER, Dan R.; WILSON, Deirdre. Communication and Cognition. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1986.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-21

Comment citer

Cruz, E. das D. M. da, Silva, L. A. da, & Oliveira, W. C. de. (2025). IRONIA EM PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA: UMA ANÁLISE DA CRÔNICA EM SINAL DE PROTESTO PELA FALTA DE LIBERDADE DE UM MUNDO LIVRE, DE MILLÔR FERNANDES. EntreLetras, 16(1), 401–426. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19593

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI - v. 16, n. 1, 2025