TEXTO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA (CURRICULAR) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS

Autores

  • Paulo da Silva Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Edilson de Souza Soares

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p196

Resumo

Este artigo aborda questões referentes ao ensino de gêneros textuais em sala de aula, tomando como base a Proposta Pedagógica ou Curricular da Secretaria Municipal de Manaus para o ensino da Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo segmento do Ensino Fundamental. A análise aqui apresentada trabalha com a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tal como preconizado por Bronckart (2006) e outros autores da, assim cognominada, escola de Genebra. Também há contribuições de pensadores da linguagem brasileiros que se debruçaram sobre esse objeto de estudo, como Machado & Cristóvão (2010) e Marcuschi (2008). Foram efetuadas, com base neste aporte teórico, reflexões sobre gênero, tipologia, texto e discurso, buscando analisar de que forma a proposta curricular da Secretaria se alinha às teorias modernas sobre ensino de gêneros. Perceberam-se, à luz do referencial trabalhado, em linhas gerais, alguns vícios, modismos e lacunas quanto à compreensão epistemológica do ensino de gêneros e, ainda, problemas quanto à sua transposição didática para a sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Tem Pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Bacabal, atuando como coordenador de curso. É professor do Mestrado acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, discurso, leitura, argumentação e análise do discurso.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Lima, P. da S., & Soares, E. de S. (2019). TEXTO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA (CURRICULAR) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. EntreLetras, 10(1), 196–213. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p196