TEXTO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA (CURRICULAR) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p196Résumé
Este artigo aborda questões referentes ao ensino de gêneros textuais em sala de aula, tomando como base a Proposta Pedagógica ou Curricular da Secretaria Municipal de Manaus para o ensino da Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo segmento do Ensino Fundamental. A análise aqui apresentada trabalha com a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tal como preconizado por Bronckart (2006) e outros autores da, assim cognominada, escola de Genebra. Também há contribuições de pensadores da linguagem brasileiros que se debruçaram sobre esse objeto de estudo, como Machado & Cristóvão (2010) e Marcuschi (2008). Foram efetuadas, com base neste aporte teórico, reflexões sobre gênero, tipologia, texto e discurso, buscando analisar de que forma a proposta curricular da Secretaria se alinha às teorias modernas sobre ensino de gêneros. Perceberam-se, à luz do referencial trabalhado, em linhas gerais, alguns vícios, modismos e lacunas quanto à compreensão epistemológica do ensino de gêneros e, ainda, problemas quanto à sua transposição didática para a sala de aula.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.