TEXTO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA (CURRICULAR) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS

Autores/as

  • Paulo da Silva Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Edilson de Souza Soares

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p196

Resumen

Este artigo aborda questões referentes ao ensino de gêneros textuais em sala de aula, tomando como base a Proposta Pedagógica ou Curricular da Secretaria Municipal de Manaus para o ensino da Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo segmento do Ensino Fundamental. A análise aqui apresentada trabalha com a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tal como preconizado por Bronckart (2006) e outros autores da, assim cognominada, escola de Genebra. Também há contribuições de pensadores da linguagem brasileiros que se debruçaram sobre esse objeto de estudo, como Machado & Cristóvão (2010) e Marcuschi (2008). Foram efetuadas, com base neste aporte teórico, reflexões sobre gênero, tipologia, texto e discurso, buscando analisar de que forma a proposta curricular da Secretaria se alinha às teorias modernas sobre ensino de gêneros. Perceberam-se, à luz do referencial trabalhado, em linhas gerais, alguns vícios, modismos e lacunas quanto à compreensão epistemológica do ensino de gêneros e, ainda, problemas quanto à sua transposição didática para a sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Tem Pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Bacabal, atuando como coordenador de curso. É professor do Mestrado acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, discurso, leitura, argumentação e análise do discurso.

Publicado

2019-05-31

Cómo citar

Lima, P. da S., & Soares, E. de S. (2019). TEXTO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA (CURRICULAR) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. EntreLetras, 10(1), 196–213. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p196