CONVERSAS AO PÉ DAS ÁRVORES
EXPERIÊNCIAS DIALÓGICAS COM A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p187Palavras-chave:
literatura; educação; formaçãoResumo
Este trabalho busca inserir-se nas discussões atuais sobre literatura e educação, tomando como objeto de estudo a prática docente de uma professora regente do primeiro segmento do ensino fundamental. Duas situações de leitura serão analisadas, com foco nos livros A Árvore Generosa (SILVERSTEIN, 2003) e A Árvore das Lembranças (TECKENTRUP, 2014). O percurso formativo da professora é tematizado, fornecendo o contexto e apontando para a motivação de seu empenho na constituição de um espaço privilegiado para a leitura e a conversa sobre textos literários na rotina das ações docentes e discentes.
Downloads
Referências
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 3ª. Ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p.235-263.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
GRIMM, Jacob e Willhem. Cinderela. In: MACHADO, Ana Maria (org). Cinderela e outros contos de Grimm. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996, p. 7-23.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2008.
RESENDE, D.B.; Andrade L. T.; OLIVEIRA M. F. A. P. S. Onde vivem os monstros: leitura literária e seus percursos discentes. In LINO, C. de S. et al. FEARJ: debates sobre politicas, currículo e docência na alfabetização. Rio de Janeiro, 2019.
ROJO, Roxane & MOURA, Eduardo (org). Pedagogia dos Multiletramentos. São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, Roxane & BARBOSA, Jaqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
SENDAK, Maurice. Onde vivem os monstros. São Paulo: Cosac e Naify, 2009.
SIGNORINI, Inês (org.). Significados da inovação no ensino de língua portuguesa e na formação de professores. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.
SILVERSTEIN, Shell. A árvore generosa. São Paulo: Cia das Letrinhas,2017.
TECKENTRUP, Britta. A árvore das lembranças. Tradução Marília Garcia. Rio de Janeiro: Rovelle, 2014.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. São Paulo: Difel, 2009.
ZILBERMAN, R. Que literatura para qual escola, que escola para qual literatura? Revista do Programa de Pós –Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 9-20, jan./jun. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.