LETRAMENTO ACADÊMICO E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR ALUNOS INDÍGENAS EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, BRASIL

Autores

  • Milena dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Cícero da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p243

Palavras-chave:

escrita; letramento acadêmico; indígenas; Educação do Campo

Resumo

Este artigo analisa dificuldades relacionadas à escrita por parte de alunos indígenas do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens – Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins. O estudo ancora-se nas teorias do letramento, mais especificamente na perspectiva do letramento acadêmico. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativo-interpretativista. Os resultados da pesquisa apontaram que uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos indígenas no espaço acadêmico é o uso da língua portuguesa, sugerindo a necessidade do desenvolvimento de ações capazes de ajudar os estudantes na produção de gêneros escritos, contribuindo assim para a permanência deles na universidade.

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Biografia do Autor

Milena dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. Graduada em Educação do Campo: Habilitação em Artes e Música pela UFT. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/CNPq). Tem experiência em Educação indígena, trabalhando principalmente com os indígenas da etnia Apinajé. Ao longo da graduação, trabalhou como monitora do Programa Institucional de Monitoria Indígena (PIMI) auxiliando e acompanhando os acadêmicos indígenas do curso de Educação do Campo nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras com habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), Campus de Araguaína e no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, campus de Tocantinópolis. Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo, Editor administrativo da Revista EntreLetras e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/CNPq). Tem experiência na área de Linguística e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros do discurso, letramento, material didático, práticas pedagógicas em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.

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Publicado

2020-10-11

Como Citar

Santos, M. dos, & Silva, C. da. (2020). LETRAMENTO ACADÊMICO E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR ALUNOS INDÍGENAS EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, BRASIL. EntreLetras, 11(2), 228–254. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p243