LETRAMENTO ACADÊMICO E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR ALUNOS INDÍGENAS EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p243Palavras-chave:
escrita; letramento acadêmico; indígenas; Educação do CampoResumo
Este artigo analisa dificuldades relacionadas à escrita por parte de alunos indígenas do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens – Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins. O estudo ancora-se nas teorias do letramento, mais especificamente na perspectiva do letramento acadêmico. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativo-interpretativista. Os resultados da pesquisa apontaram que uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos indígenas no espaço acadêmico é o uso da língua portuguesa, sugerindo a necessidade do desenvolvimento de ações capazes de ajudar os estudantes na produção de gêneros escritos, contribuindo assim para a permanência deles na universidade.
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