THE SELF IN THE MIRROR

THE CONSTITUTION OF THE IDENTITY OF FREE COURSES TEACHER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e16279

Keywords:

English Language Teacher, Identity, Self-Image, Free Courses, Applied Linguistics

Abstract

This case study carried out with four teachers from a free course English school in the city of Gurupi/TO brings considerations about how the English language teacher of language schools self-analyses in order to point out social and/or ideological issues that permeate those identities. The data were discussed through studies on identities in post-modernity, as well as in studies situated in the context of Applied Linguistics. The results showed that the social and/or ideological issues that permeate these identities represent a theme little reflected by the interviewees, and which has little impact on their pedagogical practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosemeire Parada Granada Milhomens da Costa, Universidade de Gurupi - Unirg

Doutorado e Mestrado em Letras: Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Tocantins e graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul-PR. É professora e pesquisadora da Universidade de Gurupi-UNIRG, onde atua no curso de Letras e integra o grupo de pesquisas Processos Educativos da Universidade Unirg. Tem experiência como docente na área de linguística aplicada ao ensino de línguas, língua inglesa e estágios supervisionados de língua inglesa.

Karylleila dos Santos Andrade, Federal University of Tocantins

Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo e graduação em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins UNITINS. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras – PPG Letras da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura – PPGLLIT da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Antropologia Linguística (Etnotoponímia), atuando principalmente nos seguintes temas: léxico, toponímia, interdisciplinaridade, ensino e educação.

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorado em estudos Linguísticos. Atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de professores de línguas. Grupo de pesquisa: Identidade(s), Crenças e Emoções na Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa numa Comunidade de Prática-CdP. Professora Adjunta da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantins, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) na UFNT e Coordenadora do PROFLETRAS (Programa de Mestrado Profissional) da UFNT.

References

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982001000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/dXSRMGdSDkTzWwQHhktLQyC/. Acesso em: 27 out. 2024.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Teacher Education and the Development of Language Teachers: Linguistic, Discourse, and Pragmatic Perspectives. Nova York: Springer, 2021.

BARKHUIZEN, Gary. Reflections on Language Teacher Identity Research. New York: Routledge, 2017.

BAUER, Margareth; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto: imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Liquid Modernity. Cambridge: Polity Press, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão. In: LEFFA, Vilson José (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2006. p. 23-43.

CORACINI, Maria José; BERTOLDO, Ernesto Sérgio (Orgs.). O Desejo da Teoria e a Contingência da Prática: Discursos sobre e na Sala de Aula (língua materna e língua estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003.

COSTA, Rosemeire Parada Granada Milhomens da. Crenças sobre o professor de LI: uma análise de diferentes relações estabelecidas em atos de fala de professores em pré-serviço. 2014. 142f. Dissertação (Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2014.

GARCIA, Luiz. A Dinâmica da Interação Social na Contemporaneidade. Editora QWERTY, 2021.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós¬-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2012.

LEFFA, Vilson José. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, Hilário Inácio; VANDRESEN, Paulino. Tópicos em linguística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988, p. 211-236.

LEFFA, Vilson José (Org.). O Professor de Línguas Estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2008.

LEFFA, Vilson José. Identidade e aprendizagem de línguas. In: SILVA, Kleber Aparecido et al. (Orgs.). A Formação de Professores de Línguas: novos olhares. São Paulo: Pontes, 2012, p. 51-81.

LEFFA, Vilson José. Identity in Language Teaching and Learning: Research and Practice. Nova York: Springer, 2022.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Discursos de Identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da diferença. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Língua(gem) e Identidade: Elementos para uma discussão no campo aplicado. São Paulo: Mercado de Letras, 2006, p. 303-330.

OLIVEIRA, Helvio Frank. Indivíduos do sexo masculino no curso de letras: performances discursivas, gênero e profissão docente. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 97, n. 247, p. 552-569, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/287336091. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/wJQD8JWKvJ5d4Pz3hnCn65n/. Acesso em: 27 out. 2024.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes. A identidade do professor de inglês. APLIEMGE: ensino e pesquisa, Uberlândia, n. 1, p. 9-17, 2007.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes. Language Teacher Identity in TESOL: Narratives of the Self and the Other. Bristol: Multilingual Matters, 2019.

PONTES, Cristiane Ribeiro de Melo; SANTOS, Elaine Hortelan dos. Debate de normas e valores vivenciado pelo sujeito na atividade do trabalho. Agenda Social, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 26-52, 2015.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma Linguística Crítica: Linguagem, Identidade e a Questão Ética. 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Language Policy and Identity Construction: The Dynamics of Multilingual Schools in India. Cham: Palgrave Macmillan, 2020.

RODRIGUES, Marcos Paulo; ALMEIDA, Fabiana Santos. Autonomia do Professor: Entre a Leveza e a Obrigatoriedade no Ensino. Editora Pontes, 2018.

SANTANA, Carlos Souza de. Ensino de línguas: a construção da identidade do professor de LI nos tempos multiculturais. XII COLÓQUIO NACIONAL E V COLÓQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO, 26 a 29 de setembro de 2017, p. 495-500.

SANTOS, Antunes. Metodologias de Ensino em Línguas Estrangeiras: Abordagens Contemporâneas. Editora ABC, 2019.

SOBRAL, Adail Ubirajara; MARTINS, Maria Wilma de Paula. A Construção identitária de professores de inglês em cursos livres. Leia Escola, Campina Grande, v. 14, n. 1 p. 12-23, 2014. DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v14i1.324. Disponível em: https://ch.revistas.ufcg.edu.br/index.php/Leia/article/view/324. Acesso em: 27 abril 2025.

SOUZA, Carlos Fabiano de. Ecos do ser e do estar: um estudo discursivo acerca do trabalho do professor de inglês de cursos livres. 2017. 206f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017.

Published

2025-07-21

How to Cite

Costa, R. P. G. M. da, Andrade, K. dos S., & Barbosa, S. M. A. D. (2025). THE SELF IN THE MIRROR: THE CONSTITUTION OF THE IDENTITY OF FREE COURSES TEACHER. EntreLetras, 16(1), 545–568. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e16279