O EU NO ESPELHO

A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE CURSOS LIVRES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e16279

Mots-clés :

Professor de Língua Inglesa, Identidade, Autoimagem, Cursos Livres, Linguística Aplicada

Résumé

Este estudo de caso realizado com quatro professoras de uma escola de inglês de curso livre da cidade de   Gurupi/TO traz considerações sobre como se autoanalisa o professor de Língua Inglesa de escolas de idiomas, com o objetivo de apontar questões sociais e/ou ideológicas que permeiam essas identidades. Os dados foram discutidos por meio de estudos sobre identidades na pós-modernidade, bem como em estudos situados no contexto da Linguística Aplicada. Os resultados mostraram que as questões sociais e/ou ideológicas que permeiam essas identidades representam um tema pouco refletido pelas entrevistadas, e que tem pouco reflexo em suas práxis pedagógica.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Rosemeire Parada Granada Milhomens da Costa, Universidade de Gurupi - Unirg

Doutorado e Mestrado em Letras: Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Tocantins e graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul-PR. É professora e pesquisadora da Universidade de Gurupi-UNIRG, onde atua no curso de Letras e integra o grupo de pesquisas Processos Educativos da Universidade Unirg. Tem experiência como docente na área de linguística aplicada ao ensino de línguas, língua inglesa e estágios supervisionados de língua inglesa.

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo e graduação em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins UNITINS. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras – PPG Letras da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura – PPGLLIT da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Antropologia Linguística (Etnotoponímia), atuando principalmente nos seguintes temas: léxico, toponímia, interdisciplinaridade, ensino e educação.

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorado em estudos Linguísticos. Atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de professores de línguas. Grupo de pesquisa: Identidade(s), Crenças e Emoções na Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa numa Comunidade de Prática-CdP. Professora Adjunta da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantins, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) na UFNT e Coordenadora do PROFLETRAS (Programa de Mestrado Profissional) da UFNT.

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Publié-e

2025-07-21

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Costa, R. P. G. M. da, Andrade, K. dos S., & Barbosa, S. M. A. D. (2025). O EU NO ESPELHO: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE CURSOS LIVRES. EntreLetras, 16(1), 545–568. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e16279