METÁFORA PICTÓRICA COMO FENÔMENO EMERGENTE

UM EXEMPLO DE ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19559

Palavras-chave:

metáfora pictórica, emergência de sentido, sátira

Resumo

Trata-se de abordagem da metáfora pictórica como fenômeno emergente, a partir da análise de uma ilustração satírica. A sátira integra um corpus constituído de textos imagéticos e multimodais que circulam em ambiente digital e apresentam um ou mais elementos verbais e/ou visuais potencialmente metafóricos. Para tanto, adotamos a abordagem da metáfora monomodal pictórica, a teoria da integração conceptual, os postulados da visão contextualista da metáfora conceptual e os conceitos de dispositivo da confissão e homo digitalis. O trabalho apresenta um exemplo de análise com vistas ao delineamento futuro de um procedimento teórico-metodológico para o tratamento da metáfora como fenômeno emergente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naira Velozo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UERJ. Bolsista Procientista (UERJ) e Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Bruno Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

BORGES, Renato Levin; CECCIM, Ricardo Burg. O Facebook como confessionário: discursos sobre si e o investimento dos poderes. Revista Saúde em Redes, v. 1, p. 56-67, 2015. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n2p57-67. Disponível em: https://revista.redeunida.org.br/index.php/rede-unida/article/view/592. Acesso em: 8 jun. 2025.

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; ISOLA-LANZONI, Gabriel; WEISS, Winola. Entendeu ou quer que Desenhe?: Metáforas Multimodais Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa. In: AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan; COSTA, Renata Ferreira (Orgs.). Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas. São Paulo: Blucher, 2019. p. 31-56.

FAUCONNIER, Gilles. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basis Books, 2002.

FERRARI, Lilian; AVELAR, Maíra; GUEDES, Gustavo Paiva. Whatsapp: uma mesclagem multimodal contemporânea. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 23, n. 2, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2019.v23.29497. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/29497. Acesso em: 8 jun. 2025.

FORCEVILLE, Charles. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework: agendas for research. In: KRISTIANSEN, Gitte; ACHARD, Michel; DIRVEN, René; IBÀÑEZ, Francisco J. Ruiz de Mendoza (eds.). Cognitive Linguistics: current applications and future perspectives. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006. p. 379-402.

FORCEVILLE, Charles. Metaphor in pictures and multimodal representations. In: GIBBS JR., Raymond W. (ed.). The Cambridge handbook of metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 462-482.

FORCEVILLE, Charles. Visual and multimodal metaphor in advertising: cultural perspectives. Styles of Communication, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 26-41, 2017. Disponível em: https://dare.uva.nl/search?identifier=f3b0326a-338a-454c-89f4-bcf3aa8a3140. Acesso em: 8 jun. 2025.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. 5ª reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2024[2018].

KÖVECSES, Zóltan. Metaphor and discourse: a view from extended conceptual metaphor theory. In: Handford, Michael; Gee; James Paul (Eds.). The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Second edition, Routledge, 2023. Disponível em: https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9781003035244-14. Acesso em: 06 abr. 2024.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Tradução por Vera Maluf. Mercado de Letras: São Paulo: EDUC, 2002[1980].

LANGACKER, Ronald. Foundations of cognitive grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987.

Downloads

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Velozo, N., & Gomes, B. (2025). METÁFORA PICTÓRICA COMO FENÔMENO EMERGENTE: UM EXEMPLO DE ANÁLISE. EntreLetras, 16(1), 372–383. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19559

Edição

Seção

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI - v. 16, n. 1, 2025