METÁFORA PICTÓRICA COMO FENÔMENO EMERGENTE
UM EXEMPLO DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19559Palabras clave:
metáfora pictórica, emergência de sentido, sátiraResumen
Trata-se de abordagem da metáfora pictórica como fenômeno emergente, a partir da análise de uma ilustração satírica. A sátira integra um corpus constituído de textos imagéticos e multimodais que circulam em ambiente digital e apresentam um ou mais elementos verbais e/ou visuais potencialmente metafóricos. Para tanto, adotamos a abordagem da metáfora monomodal pictórica, a teoria da integração conceptual, os postulados da visão contextualista da metáfora conceptual e os conceitos de dispositivo da confissão e homo digitalis. O trabalho apresenta um exemplo de análise com vistas ao delineamento futuro de um procedimento teórico-metodológico para o tratamento da metáfora como fenômeno emergente.
Descargas
Citas
BORGES, Renato Levin; CECCIM, Ricardo Burg. O Facebook como confessionário: discursos sobre si e o investimento dos poderes. Revista Saúde em Redes, v. 1, p. 56-67, 2015. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n2p57-67. Disponível em: https://revista.redeunida.org.br/index.php/rede-unida/article/view/592. Acesso em: 8 jun. 2025.
GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; ISOLA-LANZONI, Gabriel; WEISS, Winola. Entendeu ou quer que Desenhe?: Metáforas Multimodais Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa. In: AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan; COSTA, Renata Ferreira (Orgs.). Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas. São Paulo: Blucher, 2019. p. 31-56.
FAUCONNIER, Gilles. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basis Books, 2002.
FERRARI, Lilian; AVELAR, Maíra; GUEDES, Gustavo Paiva. Whatsapp: uma mesclagem multimodal contemporânea. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 23, n. 2, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2019.v23.29497. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/29497. Acesso em: 8 jun. 2025.
FORCEVILLE, Charles. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework: agendas for research. In: KRISTIANSEN, Gitte; ACHARD, Michel; DIRVEN, René; IBÀÑEZ, Francisco J. Ruiz de Mendoza (eds.). Cognitive Linguistics: current applications and future perspectives. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006. p. 379-402.
FORCEVILLE, Charles. Metaphor in pictures and multimodal representations. In: GIBBS JR., Raymond W. (ed.). The Cambridge handbook of metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 462-482.
FORCEVILLE, Charles. Visual and multimodal metaphor in advertising: cultural perspectives. Styles of Communication, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 26-41, 2017. Disponível em: https://dare.uva.nl/search?identifier=f3b0326a-338a-454c-89f4-bcf3aa8a3140. Acesso em: 8 jun. 2025.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. 5ª reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2024[2018].
KÖVECSES, Zóltan. Metaphor and discourse: a view from extended conceptual metaphor theory. In: Handford, Michael; Gee; James Paul (Eds.). The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Second edition, Routledge, 2023. Disponível em: https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9781003035244-14. Acesso em: 06 abr. 2024.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Tradução por Vera Maluf. Mercado de Letras: São Paulo: EDUC, 2002[1980].
LANGACKER, Ronald. Foundations of cognitive grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 EntreLetras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.