METÁFORA PICTÓRICA COMO FENÔMENO EMERGENTE

UM EXEMPLO DE ANÁLISE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19559

Palabras clave:

metáfora pictórica, emergência de sentido, sátira

Resumen

Trata-se de abordagem da metáfora pictórica como fenômeno emergente, a partir da análise de uma ilustração satírica. A sátira integra um corpus constituído de textos imagéticos e multimodais que circulam em ambiente digital e apresentam um ou mais elementos verbais e/ou visuais potencialmente metafóricos. Para tanto, adotamos a abordagem da metáfora monomodal pictórica, a teoria da integração conceptual, os postulados da visão contextualista da metáfora conceptual e os conceitos de dispositivo da confissão e homo digitalis. O trabalho apresenta um exemplo de análise com vistas ao delineamento futuro de um procedimento teórico-metodológico para o tratamento da metáfora como fenômeno emergente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Naira Velozo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UERJ. Bolsista Procientista (UERJ) e Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Bruno Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Citas

BORGES, Renato Levin; CECCIM, Ricardo Burg. O Facebook como confessionário: discursos sobre si e o investimento dos poderes. Revista Saúde em Redes, v. 1, p. 56-67, 2015. DOI: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2015v1n2p57-67. Disponível em: https://revista.redeunida.org.br/index.php/rede-unida/article/view/592. Acesso em: 8 jun. 2025.

GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto; ISOLA-LANZONI, Gabriel; WEISS, Winola. Entendeu ou quer que Desenhe?: Metáforas Multimodais Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa. In: AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan; COSTA, Renata Ferreira (Orgs.). Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas. São Paulo: Blucher, 2019. p. 31-56.

FAUCONNIER, Gilles. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basis Books, 2002.

FERRARI, Lilian; AVELAR, Maíra; GUEDES, Gustavo Paiva. Whatsapp: uma mesclagem multimodal contemporânea. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 23, n. 2, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2019.v23.29497. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/29497. Acesso em: 8 jun. 2025.

FORCEVILLE, Charles. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitivist framework: agendas for research. In: KRISTIANSEN, Gitte; ACHARD, Michel; DIRVEN, René; IBÀÑEZ, Francisco J. Ruiz de Mendoza (eds.). Cognitive Linguistics: current applications and future perspectives. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006. p. 379-402.

FORCEVILLE, Charles. Metaphor in pictures and multimodal representations. In: GIBBS JR., Raymond W. (ed.). The Cambridge handbook of metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. p. 462-482.

FORCEVILLE, Charles. Visual and multimodal metaphor in advertising: cultural perspectives. Styles of Communication, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 26-41, 2017. Disponível em: https://dare.uva.nl/search?identifier=f3b0326a-338a-454c-89f4-bcf3aa8a3140. Acesso em: 8 jun. 2025.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. 5ª reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2024[2018].

KÖVECSES, Zóltan. Metaphor and discourse: a view from extended conceptual metaphor theory. In: Handford, Michael; Gee; James Paul (Eds.). The Routledge Handbook of Discourse Analysis. Second edition, Routledge, 2023. Disponível em: https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9781003035244-14. Acesso em: 06 abr. 2024.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Tradução por Vera Maluf. Mercado de Letras: São Paulo: EDUC, 2002[1980].

LANGACKER, Ronald. Foundations of cognitive grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987.

Publicado

2025-07-21

Cómo citar

Velozo, N., & Gomes, B. (2025). METÁFORA PICTÓRICA COMO FENÔMENO EMERGENTE: UM EXEMPLO DE ANÁLISE. EntreLetras, 16(1), 372–383. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19559

Número

Sección

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI - v. 16, n. 1, 2025