LITERARY READING AND LANGUAGE ANALYSIS IN ELEMENTARY SCHOOL
NATIONAL IDENTITY AND LANGUAGE VARIATION IN MACUNAÍMA, BY MÁRIO DE ANDRADE
Abstract
Neste artigo, apresenta-se a proposta de um projeto de cunho didático que foi aplicado em uma escola durante o período de regência da disciplina Estágio Supervisionado III, disciplina do curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), período 2017/1, nos meses de abril e maio, em dez aulas consecutivas, sendo cinco ministradas para o Ensino Fundamental – EJA, com o estudo da linguagem na perspectiva da análise linguística, e outras cinco para o Ensino Médio, visando o ensino de literatura. A proposta foi trabalhar a obra Macunaíma (2013), de Mário de Andrade, tanto no ensino da linguagem para o Ensino Fundamental – EJA, abordando o assunto da variação linguística nesta obra, quanto o ensino da literatura para o Ensino Médio, estudando a identidade nacional construída a partir do personagem principal da narrativa.
Palavras-chave: projeto didático; linguagem; literatura; Ensino Fundamental; Ensino Médio.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.