LITERARY READING AND LANGUAGE ANALYSIS IN ELEMENTARY SCHOOL

NATIONAL IDENTITY AND LANGUAGE VARIATION IN MACUNAÍMA, BY MÁRIO DE ANDRADE

Authors

  • Karoline Alves Leite Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Luiza Germano de Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Abstract

Neste artigo, apresenta-se a proposta de um projeto de cunho didático que foi aplicado em uma escola durante o período de regência da disciplina Estágio Supervisionado III, disciplina do curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), período 2017/1, nos meses de abril e maio, em dez aulas consecutivas, sendo cinco ministradas para o Ensino Fundamental – EJA, com o estudo da linguagem na perspectiva da análise linguística, e outras cinco para o Ensino Médio, visando o ensino de literatura. A proposta foi trabalhar a obra Macunaíma (2013), de Mário de Andrade, tanto no ensino da linguagem para o Ensino Fundamental – EJA, abordando o assunto da variação linguística nesta obra, quanto o ensino da literatura para o Ensino Médio, estudando a identidade nacional construída a partir do personagem principal da narrativa.

Palavras-chave: projeto didático; linguagem; literatura; Ensino Fundamental; Ensino Médio.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-26

How to Cite

Leite, K. A., & Souza, M. L. G. de. (2017). LITERARY READING AND LANGUAGE ANALYSIS IN ELEMENTARY SCHOOL: NATIONAL IDENTITY AND LANGUAGE VARIATION IN MACUNAÍMA, BY MÁRIO DE ANDRADE. EntreLetras, 8(2), 420–431. Retrieved from https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3682