LEITURA LITERÁRIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA NO ENSINO BÁSICO
IDENTIDADE NACIONAL E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE
Resumo
Neste artigo, apresenta-se a proposta de um projeto de cunho didático que foi aplicado em uma escola durante o período de regência da disciplina Estágio Supervisionado III, disciplina do curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), período 2017/1, nos meses de abril e maio, em dez aulas consecutivas, sendo cinco ministradas para o Ensino Fundamental – EJA, com o estudo da linguagem na perspectiva da análise linguística, e outras cinco para o Ensino Médio, visando o ensino de literatura. A proposta foi trabalhar a obra Macunaíma (2013), de Mário de Andrade, tanto no ensino da linguagem para o Ensino Fundamental – EJA, abordando o assunto da variação linguística nesta obra, quanto o ensino da literatura para o Ensino Médio, estudando a identidade nacional construída a partir do personagem principal da narrativa.
Palavras-chave: projeto didático; linguagem; literatura; Ensino Fundamental; Ensino Médio.
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